A gestão de pessoas, também chamada de administração de recursos humanos, é muito mais do que selecionar, contratar, treinar e demitir colaboradores. Trata-se de uma atividade estratégica que, quando realizada de forma eficiente, pode trazer grandes benefícios para a empresa.
Neste artigo, mostramos a importância da gestão de pessoas para o sucesso de um negócio. Boa leitura!
Podemos definir a gestão de pessoas como um conjunto de práticas e metodologias que são aplicadas visando administrar o comportamento dos colaboradores.
Ela engloba processos relacionados à contratação, atração, retenção, motivação e otimização de resultados dos colaboradores no ambiente de trabalho. Mas não é só isso, ela também está relacionada ao desenvolvimento de uma cultura organizacional, à gestão dos recursos humanos e outros processos da área de RH.
A gestão de pessoas envolve uma série de ações que têm o objetivo de proporcionar mais bem-estar aos colaboradores e, com isso, melhorar o ambiente de trabalho.
E para que isso aconteça de maneira satisfatória, cinco pilares devem ser observados:
A motivação é o que move os colaboradores a fazerem o melhor pela empresa. Quando um time está desmotivado é porque algo está errado e a situação precisa ser revertida com urgência.
Uma boa forma de motivar seus funcionários é oferecendo bônus, benefícios e recompensas. Isso faz com que eles se sintam importantes e valorizados.
Toda empresa deve se comunicar com seus funcionários de forma clara, objetiva e sem hierarquias.
Gestores devem incentivar o diálogo, quebrar barreiras e trabalhar em conjunto com suas equipes, buscando sempre um objetivo comum. Afinal, sem uma comunicação eficiente muitas informações são perdidas e há chance de acontecerem interpretações equivocadas e desentendimentos.
Todas as áreas devem estar alinhadas em busca do objetivo maior da empresa. Assim, deve-se estimular o espírito colaborativo e o engajamento de todos em busca dos resultados.
Boas práticas de gestão de pessoas para melhorar o trabalho em equipe são: dinâmicas de grupo e confraternizações.
Uma empresa só atinge o sucesso quando há conhecimento e competência sobre os processos e as tarefas que deverão ser realizadas. E isso só é possível com a identificação dos pontos fortes e fracos de cada membro da equipe.
Assim, é fundamental que os funcionários possam avaliar quais conhecimentos e competências precisam ser trabalhados para oferecerem o melhor de si.
Nenhum funcionário chega pronto e sempre há novidades no mercado. Por isso, treinamentos e capacitações devem ser constantes.
A empresa deve incentivar o aprendizado e o aprimoramento de novas habilidades que serão aplicadas no trabalho. Dessa forma, todos crescem juntos.
Uma gestão de pessoas feita de forma correta traz inúmeros benefícios para a empresa, entre eles:
Uma boa gestão de pessoas faz com que o processo seletivo seja mais eficiente e seja possível a contratação de colaboradores mais alinhados com as atividades que serão desenvolvidas e também com a missão e os valores da organização.
O clima organizacional tende a melhorar muito com a aplicação das boas práticas da área de gestão de pessoas. Pode-se notar o aumento do sentimento de pertencimento e com isso há a redução dos conflitos entre colaboradores e gestores.
Produtividade e motivação estão intimamente ligadas. E entre os fatores de motivação estão a comunicação clara das atividades que serão exercidas e a realização de treinamentos.
Quando os recursos humanos da empresa são bem geridos, os colaboradores encontram motivos para se desenvolverem e se aperfeiçoarem dentro da sua área de atividade.
Quando a gestão de pessoas é bem feita, a equipe trabalha de forma mais engajamento e alinhada, melhorando, assim, os resultados da empresa.
Independentemente do tamanho da sua empresa, ter uma boa gestão de pessoas é fundamental, afinal são muitos os benefícios que ela traz para o negócio. E para que você comece agora mesmo a melhorar a administração de recursos humanos, vale a pena seguir os seguintes passos:
Observe a atual situação da empresa e identifique as necessidades dos trabalhadores e o que precisa ser melhorado.
Decida o que deverá ser feito para suprir as deficiências, bem como o prazo em que isso deve acontecer.
Estabeleça quais ferramentas serão utilizadas para a gestão de pessoas: plano de carreira, ações para atração e retenção de talentos, aplicação de feedback, treinamentos etc.
Defina métricas e avalie os resultados para identificar se as ações foram efetivas ou não.
Gostou do nosso artigo sobre gestão de pessoas? Então, continue acompanhando nossas publicações no blog da Betel e tenha acesso a outros conteúdos que ajudam a aprimorar os processos da sua empresa.