Candidatos / 16 de junho de 2020

Funcionário Problemático? Saiba se você se enquadra nisso.

O funcionário problemático não é  apenas irritante, ele também pode ser crucial financeiramente para um negócio. Pesquisas mostram que esses funcionários podem custar uma organização de até US $ 8.000 por dia, corroendo a confiança, reduzindo a produção e a inovação, e diminuindo a motivação e a coesão de seu grupo de trabalho.

Para determinar se você é um funcionário problemático, reflita sobre seu comportamento.

 

O que é um Funcionário Problemático?

Em um estudo recentemente publicado, o pela CCL (Centro de Liderança Criativa) pediu a uma amostra de 214 líderes em todo o mundo para caracterizar os funcionários problemáticos. A resposta número 1 foi então o fraco desempenho no trabalho, seguido por uma incapacidade de trabalhar bem com os outros e de não responder ao coaching.

Sendo assim aqui estão os cinco comportamentos problemáticos dos funcionários mais prevalentes e como eles se desenvolvem no local de trabalho:

 

1. Mau desempenho no trabalho

Funcionários com desempenho insatisfatório produzem um trabalho abaixo do esperado que não atende às expectativas, o que significa que as pessoas ao seu redor são obrigadas a aceitar a folga.

Sendo assim os participantes descreveram esses tipos de indivíduos usando frases como “em cima da cabeça” e “falha em entregar”.

2. Não funciona bem com os outros

Primeiramente pergunte-se como seus colegas o tratam no local de trabalho. Sendo assim, se eles estão evitando você ou dando o ombro frio, você pode ser culpado desse comportamento problemático. Os entrevistados identificaram esse tipo de funcionário como alguém que os outros não gostam e esses indivíduos acham difícil formar relacionamentos positivos com colegas de trabalho.

3. Não responde ao treinamento

Esse tipo de funcionário se recusa primeiramente a ouvir e também a aceitar feedback. Sendo assim são “impermeáveis” a qualquer coaching ou crítica e não conseguem fazer melhorias recomendadas de seus líderes.

4. Resistente a mudanças

Então, a mudança é inevitável em qualquer organização e é um elemento crucial para o crescimento pessoal e profissional. Mas se você não está aberto a mudanças, seja simplesmente resistindo a isso ou se recusando a mudar, então existe a possibilidade de você ser um funcionário problemático.

5. Nunca toma posse

Esses funcionários problemáticos repetidamente deixam de assumir responsabilidade por suas próprias ações e são mais propensos a culpar os que os cercam por seus resultados ruins.

De acordo com o Centro de Liderança Criativa, você não deve se preocupar se notar algumas dessas características dos funcionários problemáticos em seu próprio comportamento. O CCL observa primeiramente que a autoconsciência é necessária para identificar e resolver um traço problemático. Ou seja, o auto aperfeiçoamento é um processo contínuo.

Você pode então tomar algumas medidas imediatas para se livrar desses comportamentos ruins. Assim, o CCL sugere reservar uma pequena janela de tempo, diariamente, para realizar uma auto avaliação de sua própria conduta e como isso afeta os outros.

A organização também sugere então que você busque um feedback franco de colegas de confiança ou através de uma avaliação 360. Assim você recebe feedback de desempenho de seu supervisor e de quatro a oito colegas ou subordinados.

A realização desses tipos de avaliações ajudará você primeiramente a “entender melhor como os outros estão vivenciando você – certo ou errado, bom ou ruim”.


Quer falar com alguém de nossa equipe sobre seus funcionários? Temos um processo de melhoria contínua, entrar em contato!

Então confira alguns dos nossos serviços clicando aqui.

Artigos relacionados

(11) 4901-2133