Blog / 10 de novembro de 2021

Treinamento corporativo: conheça técnicas que garantem o sucesso

O treinamento corporativo é uma prática essencial para incutir os valores da empresa no quadro de colaboradores de uma companhia e aumentar o nível de excelência na operação do negócio.

Um bom treinamento é essencial para a integração de um novo membro à equipe e também para aperfeiçoar as habilidades dos profissionais que já são parte do time, além de fortalecer a cultura organizacional.

Mas, para alcançar esse intuito, é essencial que os treinamentos sejam realizados da maneira correta. Por isso, neste conteúdo compartilhamos com você dicas que ajudam a orientar o processo em sua empresa. Confira!

O que é um treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é um processo de capacitação e desenvolvimento de competências dos colaboradores de uma companhia. Ele serve, principalmente, para otimizar a realização de tarefas, tornando a operação de um negócio mais eficiente.

Além disso, os treinamentos também podem abranger temas da cultura organizacional da empresa, de modo a tornar o ambiente ainda mais produtivo e agradável.

Qual a importância dos treinamentos corporativos para a boa operação de uma empresa?

A partir do treinamento corporativo você consegue orientar os seus colaboradores a agir de maneira a contribuir para as demandas do negócio. Essencialmente, você poderá orientá-lo para executar tarefas da forma que traga melhores resultados para a empresa. E, também, consegue incutir no grupo uma sensação de integração maior, o que contribui para o bom relacionamento e para a motivação da equipe.

Quais os principais objetivos dos treinamentos corporativos?

Os treinos corporativos têm como principais objetivos:

  • capacitar o colaborador
  • melhorar o clima organizacional
  • motivar e incentivar a produtividade
  • valorizar a marca da empresa
  • reter talentos.

Por que realizar treinamentos corporativos em sua empresa?

Além de contribuir para melhorar o desempenho dos colaboradores, os treinamentos corporativos também geram a vantagem de abranger todas as áreas da empresa. Ou seja: você pode utilizá-los para desenvolver competências em diferentes aspectos da organização.

Um bom exemplo são os treinamentos para dominar uma nova ferramenta, que impactam diretamente na produtividade. Além de garantirem mais eficiência, os treinamentos corporativos servem para aumentar as habilidades da sua equipe.

Qual a técnica para um treinamento corporativo de sucesso?

É possível realizar treinamentos corporativos com diversas orientações, para atingir objetivos específicos, como dissemos anteriormente. Mas há algumas técnicas, que seguem uma espécie de roteiro, que sempre ajuda a alcançar bons resultados. Veja só:

Parte 1: definir uma meta atingível

A primeira etapa do treinamento deve ser a do planejamento, onde são definidas as metas que pretendem alcançar. Para tanto, você deve avaliar o grupo, o perfil dos colaboradores e, também, qual a necessidade da empresa que deseja tratar.

A partir dessas informações, você poderá traçar um plano mais coeso, buscando a solução dos problemas encontrados pela sua análise e como os perfis podem ser estrategicamente estimulados a corrigi-los.

Vale a pena apostar na metodologia SMART (específica, mensurável, atingível, relevante e temporal), que ajuda a encontrar o ponto guia de todo o treinamento.

Parte 2: conteúdo e condução

A segunda parte do treinamento consiste em criar o conteúdo do treinamento, partindo das orientações propostas pela parte 1. Com os temas criados, você consegue desenvolver atividades e aulas, que servirão para alimentar as competências do grupo.

O primeiro impacto dessa segunda parte, portanto, deve ser a de receber o grupo que será treinado, mas de uma maneira calma e confortável, criando um clima tranquilo para, após, iniciar as explicações.

Quebra-gelo

Uma prática que sempre torna os treinamentos corporativos mais agradáveis e ajudam a reduzir a tensão inicial é o quebra-gelo: atividades lúdicas, que tiram o peso das explicações teóricas e levam o grupo a uma movimentação prática. Esses “jogos” também têm importância ímpar na integração da equipe, estimulando, inclusive, a comunicação.

3 fatos importantes para um jogo de treinamento

Vale a pena destacarmos que, para que esses jogos de integração tragam resultados e não se tornem apenas uma pausa no treinamento, eles precisam ter três pilares de fundação:

  • incentivar a motivação do grupo, estimulando a sua participação
  • proporcionar aos integrantes um ambiente colaborativo, em que eles se sentem parte de um todo e, por isso, são essenciais para o resultado conjunto
  • estimular a interatividade, considerando que essa é uma estratégia eficiente na retenção dos conteúdos passados durante o treinamento.

Parte 3: Avaliação

Por fim, a última etapa de um bom treinamento é a avaliação dos resultados, verificando se houve um bom “Retorno do Tempo Investido”. Esse, é um indicador que ajuda a determinar a taxa de sucesso da empreitada, se o grupo absorveu o que foi explanado e se isso melhorou a cultura organizacional e os processos da companhia.

A avaliação é feita a partir de uma análise numérica, indo de 5 (excelente resultado obtido) a 1 (treinamento não foi útil).

Esse tipo de ação faz parte da área de gestão de qualidade em sua empresa e reconhece que os colaboradores são essenciais para o processo de crescimento do negócio.

Se quiser conhecer mais sobre esses temas e ter orientações mais aprofundadas para aplicar em sua organização, fale com a Divisão Qualidade da Betel Serviços.

Artigos relacionados

(11) 4901-2133