Terceirizar o serviço de limpeza e conservação de uma empresa é essencial e ninguém pode questionar isso. A grande dúvida surge, quando muitas vezes a empresa questiona se terceirizar esse tipo de serviço é vantajoso ou não.
Antes de mais nada, é fundamental entender se a produtividade será impactada e a qualidade do serviço poderá ser otimizada ou não.
Embora a decisão pareça simples, trata-se da entrega de um setor de determinada empresa para a gerência de outra empresa, e isso, pode assustar quem não está acostumado com a prática de terceirização. No entanto, é possível listar alguns motivos para terceirizar a limpeza de uma empresa, e, dentre eles, iremos evidenciar três. Acompanhe a seguir:
Não são poucas as vezes em que o resultado da limpeza, realizada por funcionários contratados pela empresa para outras funções, gera insatisfação, além de limpeza deficiente. A transferência da responsabilidade de limpeza evita que o serviço de limpeza fique inacabado, mal feito e possivelmente a taxa de rotatividade de funcionários aumente.
Quando sua equipe se encontra focada em suas respectivas funções, a produtividade tende a crescer e resultados positivos começam a ser percebidos nos processos e funções para as quais o capital humano foi contratado.
A empresa deve sempre analisar a economia como um fator decisivo dentro das variáveis do negócio. Quando surge a questão da necessidade de contratar uma terceirização de limpeza, a redução de custos entra em cena como protagonista.
O modelo de terceirização exclui a necessidade de manter vínculos trabalhistas ou adquirir equipamentos e materiais de limpeza. Dessa forma, a empresa não terá gastos e preocupações com salários, férias, rescisões, trocas de funcionários, insumos em geral, produtos de limpeza e uniformes.
Com toda essa gestão otimizada, ocorre também uma diminuição considerável nas despesas.
A objetividade traz consigo maior efetividade, e no caso da terceirização da limpeza de uma empresa, o profissional terceirizado chega concentrado na tarefa específica que deve desempenhar, seja a limpeza e/ou a manutenção de suas instalações.
Com um foco direcionado na limpeza e conservação, este profissional possui maior potencial de desempenho numa escala que visa a excelência.
Por natureza, já é esperado que a equipe enviada pela empresa terceirizada, executará atividades completamente distintas das atividades desempenhadas pelos demais funcionários da empresa contratante.
Logo, para empresas que estão em dúvida se terceirizam ou não, o conselho prático é que observem o objetivo do seu negócio.
Caso sua empresa não tenha intenção de administrar um negócio de limpeza comercial, o melhor a se fazer é terceirizar essa mão de obra com auxílio de uma empresa especializada. Porque não há maior garantia de manter as instalações da sua empresa limpas, sem que ocorram desgastes interpessoais e distração nas equipes.
Quer contar com o profissionalismo de quem entende do assunto? Conheça todos os serviços da Betel dentro da área de terceirização.