Contar com gestores que gerenciem as demandas de seu time eficientemente é com certeza, um grande diferencial em sua empresa. Uma administração assertiva, além de aumentar a produtividade e melhorar os resultados em seus negócios, também contribui para o alcance de vantagem competitiva no mercado, um aspecto central de qualquer organização.
Ainda que muitas empresas não tenham desenvolvido maturidade o suficiente para compreender, um dos caminhos mais indicados para o alcance desse objetivo é a terceirização. Como toda estratégia, terceirizar serviços também é alvo de discussões. Entretanto, se planejá-la bem, é inegavelmente vantajosa.
Assim, é relevante pontuar as principais razões porque a terceirização resulta em vantagem competitiva. Além disso, importa ressaltar que, uma vez adotada, a terceirização também impacta positivamente em diversas frentes estratégicas e operacionais. Em síntese, pode ser um grande trunfo de destaque em relação à concorrência.
Terceirização de serviços: 5 mitos sobre.
Empresas que optam por terceirizar alguns serviços, podem apontar alguns aspectos como vantagem competitiva, por exemplo:
Os fatores citados acima são apenas alguns dos componentes que as empresas passam a identificar quando optam pela terceirização. Na prática, todos os processos que contam com esse tipo de estratégia podem perceber, em maior ou menor grau, esses ganhos.
Os funcionários, de maneira particular, passam a se sentir mais valorizados, pois não são mais compelidos a exercer funções que não são aquelas para as quais foram incumbidos. Isso se dá, sobretudo, pelo fato de que, quando um colega falta, eventualmente é preciso que as suas responsabilidades sejam transferidas, sobrecarregando outras pessoas. Como consequência, além de provocar uma concentração de tarefas, o nível de produtividade daquele que por elas ficará responsável será notoriamente menor.
Dessa maneira, não comprometer o processo produtivo com etapas que não fazem parte do core business das empresas é extremamente estratégico e eficaz. Nesse contexto, sobra mais tempo à gestão para aprimorar produtos, repensar dinâmicas e qualificar suas equipes. Sem a preocupação com o que não é central à organização, outras frentes podem receber a atenção de que necessitam, impactando efetivamente naquilo que importa.
Conheça 7 vantagens da terceirização de mão de obra para as empresas.
Deve-se pensar assertivamente e ponderadamente em terceirização, como em qualquer outra estratégia de negócios, a fim de que resulte em vantagem competitiva. Portanto, é preciso alinhá-la profundamente com o contexto dos negócios. Dessa forma, é de grande importância, saber realizar a leitura das necessidades da empresa corretamente, para que assim, a terceirização de serviços seja uma medida efetiva.
Muitas vezes, há gestores que, por uma falha na análise das verdadeiras demandas que sobrecarregam seus funcionários, tomam decisões equivocadas. Isso acontece, por exemplo, quando a escolha pelos serviços terceirizados não se dá de forma criteriosa. Em outras palavras, além de a terceirização precisar suprir uma demanda que transcende o core business da empresa, é necessário garantir a qualidade da sua entrega.
Nesse sentido, um dos elementos primordiais a serem considerados para que haja, verdadeiramente, vantagem competitiva, é o foco dos serviços terceirizados. Trata-se de fazer um mapeamento dos processos que não precisem estar incorporados no quadro de funcionários da empresa e que podem ser delegados a profissionais especializados.
Com esse tipo de análise realizada, os negócios conseguem ficar alguns passos à frente da concorrência, pois ganham tempo e inteligência para aprimorar seus serviços. Além disso, junto ao espaço conquistado para o desenvolvimento do seu core business, conseguem, também, qualificar os seus funcionários, focando nas suas habilidades. Esse mindset, portanto, contribui decisivamente para a diferenciação de uma empresa em relação a outra, isto é, na tão desejada vantagem competitiva.
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