Se você é um profissional de Recursos Humanos é fundamental entender a diferença entre recrutamento e seleção, antes de tudo.
Primeiramente, saiba que esses termos são usados em conjunto e entendidos como o processo de escolha dos profissionais mais capacitados e adequados com o que a empresa procura para completar seu quadro de colaboradores.
Porém, acabam sendo facilmente confundidos, mas é essencial que você saiba distingui-los. Portanto, acompanhe esse post que nós iremos te explicar essa diferença, a fim de que não haja mais dúvidas.
O recrutamento tem a finalidade de atrair candidatos para ocupar uma determinada vaga. Ou seja, é quando candidatos em potencial são procurados e encorajados a se candidatarem a postos de trabalho dentro de uma empresa.
Ele envolve a descrição e publicação da vaga de acordo com os pré-requisitos estabelecidos pela empresa. Assim sendo, deve ser feito de maneira clara e objetiva com o propósito de chamar a atenção dos profissionais que se encaixam na vaga.
Assim, o recrutamento pode ser:
Visto que, recrutamento é apenas o primeiro passo no processo de contratação de um novo funcionário, ele inclui as seguintes atividades:
A seleção, por sua vez, é o processo de escolha da pessoa que irá preencher a vaga em questão.
Portanto, acontece posteriormente ao recrutamento, a fim de ajudar a identificar os candidatos alinhados e os não alinhados com os requisitos da vaga por meio de diferentes técnicas escolhidas pelo RH.
Algumas das atividades que compõem o processo de seleção que podemos destacar, são por exemplo:
Certamente, a seleção é uma etapa que consome muito tempo, desse modo, o RH deve ser muito cuidadoso ao realizá-la, a fim de garantir a escolha do melhor profissional para o cargo em aberto.
Você já deve ter percebido anteriormente que a principal diferença entre os dois processos, é que o recrutamento tem como objetivo a atração de candidatos para uma vaga de emprego, já a seleção, está relacionada à triagem e escolha dos candidatos mais adequados para cada vaga.
O processo de recrutamento envolve técnicas para atrair mais candidatos para uma vaga, enquanto o processo de seleção envolve a identificação do candidato mais apto para aquela vaga.
Só para exemplificar, veja a tabela comparativa destacando as diferenças entre recrutamento e seleção:
Recrutamento | Seleção |
Escolha das estratégias para divulgação da oportunidade e procura de candidatos adequados para a vaga. | A seleção do candidato mais adequado com base em suas habilidades, currículo, desempenho nas entrevistas e dinâmicas de grupo, entre outros. |
Encontrar mais pessoas para se candidatar à vaga. | Escolher o candidato mais adequado para a vaga. |
Anunciar a vaga. | Nomear o candidato escolhido. |
Mais rápido e menos exigente. | Demorada e relativamente mais complexa. |
Para que sua empresa contrate profissionais que supram todas as necessidades e que realmente tragam valor para o negócio, recrutamento e seleção devem ser trabalhados em conjunto.
Saiba como facilitar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa.
Ambos os processos devem ser conduzidos de forma cuidadosa para que seja possível contratar profissionais com excelência técnica e que estejam alinhados à cultura organizacional da empresa.
Ao entender a diferença entre recrutamento e seleção, assim como ambos se completam, fica claro que os gestores não só jamais devem negligenciar esses processos, como também é imprescindível que exista um RH forte e preparado para lidar com a tarefa de atrair novos talentos para a empresa.
Então, se você gostou de saber a diferença entre recrutamento e seleção, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, conte com a Betel!
Somos uma empresa especializada em soluções de Recursos Humano, Terceirização e Qualidade e estamos prontos para te ajudar. Assim sendo, garantimos toda tranquilidade e segurança em seus processos. Entre em contato conosco e solicite sua proposta!