empresas • candidatos • colaboradores • ouvidoria
Betel Serviços
  • Início
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Divisão RH
    • Divisão Terceirização
    • Executive Search
  • Blog
    • Candidatos
    • Empresas
    • Sobre nós
  • HR Prime
  • Contato
(11) 4901-2133
Betel Serviços
  • Início
  • Quem Somos
  • Serviços
    • Divisão RH
    • Divisão Terceirização
    • Executive Search
  • Blog
    • Candidatos
    • Empresas
    • Sobre nós
  • HR Prime
  • Contato
(11) 4901-2133
Compartilhe nas
redes sociais
Blog / 27 de maio de 2022

4 passos para um mapeamento de processos otimizado

Gestores e técnicos de área precisam ter processos internos bem definidos a fim de darem andamento em seus projetos, e, um recurso inteligente que deve ser utilizado para tal fim é o mapeamento de processos.

A roteirização do mapeamento de processos torna as oportunidades de melhoria identificáveis, o que auxilia no desenvolvimento de uma gestão otimizada.

Para clarificar a mente dos líderes de área, a Betel traz este conteúdo que não somente explica o conceito de mapeamento de processos, como dá 4 passos para estruturá-lo da maneira mais inteligente.

O que é Mapeamento de Processos?

No âmbito corporativo, o mapeamento de processos é uma prática que compreende o fluxo de trabalho de determinado processo de uma empresa, contendo detalhadamente suas etapas.

Entradas, saídas, capital humano envolvido, sequência de atividades e elementos externos são alguns dos componentes desses processos e só o mapeamento pode apontá-los de maneira organizada.

Objetivo do Mapeamento

Entender o funcionamento dos processos de ponta a ponta é o objetivo central da execução de um mapeamento.

A intenção dessa prática busca compreender com clareza as etapas dos processos e seus ângulos. Identificar pontos fortes, fragilidades, limitações e necessidade previamente aumenta a chance de correção de falhas e diminui futuros retrabalhos.

A fim de facilitar a sua vida, resumimos em 4 passos básicos o que precisa ser feito para montar um mapeamento otimizado de processos inteligentes. Veja a seguir:

Passo 1: Objetivo definido

Nem todo mapeamento vai contemplar todas as áreas. Alguns são generalistas e outros específicos. Logo, se você vai mapear o seu fluxo de caixa defina sua intenção principal. Por exemplo, “sinto que estamos tendo muitas despesas com material de escritório”. A partir disso, quais processos vamos mapear para comprovar ou não essa hipótese? 

Definir este ponto antes de começar o mapeamento significa otimizar tempo, esforço e recursos, além de manter o foco naquilo que está mais crítico. Se houver dificuldade na definição objetiva do processo que se deseja priorizar, sugerimos a Matriz GUT como ferramenta de ajuda. 

Passo 2: Entender o processo

Parece óbvio, mas o processo precisa ser entendido com muita precisão e fundamento. Entender a importância e o seu impacto final no objetivo final será crucial para um resultado otimizado. Para isso, monte um questionário direcionado, com perguntas do tipo: 

  • Qual objetivo principal o processo soluciona?
  • Qual objetivo secundário do processo?
  • O que o processo busca realizar?
  • Qual o tempo de execução?
  • Quais fatores externos influenciam no resultado?

 

Passo 3: Documente as etapas do processo

 

Quando se define objetivo e se observa o processo, o mapeamento ganha forma e por isso é preciso documentar toda a sequência de etapas, de forma bem detalhada. Pode-se utilizar materiais audiovisuais, questionários qualitativos e até mesmo entrevistas com as pessoas que realizam o processo. 

Depois de esboçar todo o processo observado, o ideal é documentar de forma mais visual e universal por meio da notação BPMN. Dessa maneira, todos os envolvidos no processo e até mesmo pessoas de outras áreas poderão entender o passo a passo do mapeamento de processos.

Passo 5: Aplicar as melhorias a partir dos gargalos observados

É na sequência dessa documentação que vai ocorrer a identificação dos problemas e pontos de melhoria. Algumas ferramentas de melhoria de processos conhecidas são: ciclo PDCA, matriz 5W2H e o diagrama de Ishikawa. 

Todas as pessoas envolvidas nos processos devem estar engajadas, buscando soluções para os problemas encontrados. Ninguém melhor do que o colaborador da área para sugerir uma solução que impacta diretamente na sua rotina de trabalha, com a qual já está familiarizado. Essa integração do contingente humano promove  uma visão agregadora, favorecendo mudanças e melhorias contínuas nos setores, resultando numa gestão mais eficiente e produtiva dos processos organizacionais.

Quer continuar por dentro das novidades de Gestão e Melhoria de Processos? Faça um tour em nosso blog e aprenda mais: https://betelservicos.com.br/servicos/divisao-gestao-e-melhoria-de-processos/

Artigos relacionados

Recrutamento e Seleção Blog

Recrutamento e Seleção

ler a matéria
Gestão de pessoas: pilares, benefícios e como otimizá-la na sua empresa Blog

Gestão de pessoas: pilares, benefícios e como otimizá-la na sua empresa

ler a matéria
A Revolução da Inteligência Artificial no RH Blog

A Revolução da Inteligência Artificial no RH

ler a matéria
Por que optar pela terceirização do serviço de recepção? Blog

Por que optar pela terceirização do serviço de recepção?

ler a matéria
  • Início
  • Sobre nós
  • Serviços
    • Divisão RH
    • Divisão Terceirização
  • Blog
  • Contato
  • Vagas
  • Links úteis
    • Dúvidas
    • E-social
    • Direitos Trabalhadores

Newsletter para Empresas



    Nos siga nas
    redes sociais

    Betel Serviços - Matriz

    R. Cel. Francisco Amaro, nº 44
    Centro, Santo André (SP)

    (11) 4901-2133

    Como Chegar

    Betel Serviços - Unidade 1

    R. Salvador Corrêa, 558 - Jardim Vergueiro, Sorocaba - SP, 18030-130

    (11) 4901-2133

    Como Chegar

    Betel Serviços - Unidade 2

    Rua Afonso Sardinha, 116 - Ap. 6
    Lapa, São Paulo (SP)

    (11) 4901-2133

    Como Chegar

    Betel Serviços - Unidade 3

    Av. General Rodrigo Otávio, 4350, Japiim-Manaus/AM

    Como Chegar

    Betel Serviços - Unidade 4

    R. São João, 22 - Vila Ferriello, Boituva - SP, 18550-000

    Como Chegar

    HR Prime

    R. Jaceru, 235 - Vila Gertrudes, São Paulo - SP, 04705-000

    (11) 94550-8502

    Como Chegar
    © Betel Serviços | Todos os direitos reservados
    Betel Serviços
    • Início
    • Quem Somos
    • Serviços
      • Divisão RH
      • Divisão Terceirização
      • Executive Search
    • Blog
      • Candidatos
      • Empresas
      • Sobre nós
    • HR Prime
    • Contato
    (11) 4901-2133
    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de todos os cookies.
    Aceito
    Encarregado de Proteção de Dados
    Politica de Privacidade
    Revisar consentimento de dados

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR