Muitas empresas ainda enxergam a auditoria interna como um problema, a grande vilã na gestão de processos. Um erro, já que a auditoria de sistema de gestão é fundamental para identificar se um negócio está no rumo certo e conseguindo os resultados planejados.
Para desmistificar de vez essa importante ferramenta, preparamos este conteúdo. Acompanhe e fique por dentro do assunto.
A auditoria de sistema de gestão é um processo de inspeção que avalia a qualidade dos métodos de trabalho de uma empresa.
Existem diversos tipos de auditorias e cada uma delas serve como requisito para certificação de acordo com normas ISO específicas. Dessa forma, é possível avaliar e atestar não-conformidades, observações e oportunidades que podem ser melhor aproveitadas pela empresa para que ela consiga obter o certificado da ISO na área que deseja.
É a certificação ISO que comprova que os processos estão padronizados e que a empresa, independentemente do seu ramo de atividade, está em busca do aprimoramento dos seus serviços e/ou produtos.
Antes de tudo, saiba que todos os sistemas de gestão podem ser auditados, sejam sistemas de qualidade, socioambiental, de responsabilidade, energia, segurança, de saúde no trabalho etc.
A auditoria de sistema de gestão pode ser realizada por uma equipe interna, um profissional contratado ou até uma empresa especializada no assunto. Os auditores e consultores analisam:
Quando a auditoria é realizada de forma correta, depois da visita técnica são gerados relatórios que informam à empresa auditada possíveis pontos de melhoria ou de inconformidades, além de ser evidenciada a realização da auditoria, requisito necessário para qualquer certificação.
Realizar uma auditoria de sistema de gestão é algo essencial se você pretende manter sua empresa competitiva no mercado. Dessa forma, a auditoria deve ser compreendida como uma excelente forma de identificar as qualidades e os eventuais problemas nos processos internos.
A realização desse tipo de prática pode resultar em soluções de melhorias nos processos, agregando facilidades e tornando toda a dinâmica da empresa mais eficiente e produtiva.
Podemos dizer, com certeza, que um empresa sem auditoria é como um barco sem rumo, trabalhando em um modelo de tentativa e erro que traz como consequência custos elevados e perda de tempo.
Quando a empresa não realiza auditoria do sistema de gestão e, por consequência, não alcança a certificação, ela perde em competitividade no mercado e deixa também de ser uma parceira de negócios confiável.
No mais, uma certificação significa que a empresa cumpriu todos os requisitos de cada norma, bem como tomou todas as medidas corretivas e preventivas. Lembrando aqui que algumas recomendações auxiliam na otimização de processos e outras fazem parte da legislação e não cumpri-las pode ocasionar multas.
Já mencionamos acima que a auditoria de sistemas de gestão pode ser realizada por uma equipe interna, um profissional contratado ou até uma empresa especializada em qualidade.
No entanto, a melhor opção é sempre contar com consultores e auditores altamente capacitados e com experiência nas mais diversas atividades e ramos. Com isso, você terá mais segurança e garantias de que tudo está sendo feito como se deve, por profissionais treinados para a tarefa.
E por falar em profissionais treinados, capacitados e com larga experiência em auditoria de sistemas de gestão, conte com a divisão de qualidade da Betel, que tem como propósito fornecer serviços de consultoria e auditoria com base nas mais diversas normas de sistema de gestão para empresas de pequeno, médio e grande porte. Sempre mantendo padrões de custo e qualidade ajustados às necessidades atuais do mercado.
Visite nosso site e conheça melhor nossos serviços!!