Imprevistos acontecem, mas saiba que a sua empresa pode se preparar para que eventuais ameaças não impactem demais o negócio e até tornar esse momento uma possível oportunidade. É disso que se trata a gestão de risco, um processo eficaz para lidar com diversidades de maneira estratégica.
Saiba quais são as melhores práticas e como implementar a gestão de risco na sua empresa neste artigo.
Segundo a Norma ISO 9001:2015, risco é o efeito sobre a incerteza, ou seja, o desvio positivo ou negativo relacionado ao resultado esperado de um processo, projeto ou qualquer outro objetivo.
Já a gestão de riscos é um processo que engloba diferentes análises e ações a fim de identificar eventos em potencial, ou seja, diferentes situações que podem afetar a empresa de alguma forma. Essas ações têm como objetivo evitar que incidentes futuros impactem a empresa de forma negativa, além de mapear possíveis oportunidades.
Há diversos tipos de riscos que uma empresa pode sofrer e é muito importante tê-los mapeados para fazer uma boa gestão. Conheça alguns deles:
Riscos estratégicos são riscos que afetam a estratégia de negócio ou os objetivos estratégicos de uma empresa. Esses riscos podem ser incertezas ou oportunidades, e normalmente são os principais pontos de preocupação da diretoria.
Essa modalidade de riscos está relacionada à instituição de novas regras ou legislação e à exposição a penalidades por descumpri-las. É exatamente essa exposição a penalidades legais e a perdas financeiras e de reputação que uma empresa pode enfrentar, caso não atue dentro da lei, das regras que delimitam a atuação do setor em que ela está inserida, claro, dos próprios regulamentos internos.
Alguns dos exemplos desse tipo de risco são clientes inadimplentes ou aumento da taxa de juros.
Dentre os riscos operacionais estão danos ou roubo de equipamentos.
Pode ser causado por desastres naturais, por exemplo.
Fraudes digitais e ciberataques se encaixam aqui.
São exemplos desse tipo de risco ruídos intensos ou temperaturas elevadas no ambiente em que há colaboradores exercendo suas atividades profissionais.
Com a ampla variedade de eventos a que uma empresa precisa estar atenta, a gestão de risco se torna imprescindível para que seja possível calcular ameaças, avaliar potenciais perigos e mapear quais ações podem ser tomadas para tratar os riscos e maximizar as oportunidades.
Já que os riscos são comuns nas empresas, estar preparado para eles é a melhor estratégia para os negócios. Veja as vantagens de fazer a gestão de risco na sua companhia:
Com a gestão de risco a sua empresa vai conseguir enxergar onde e quais projetos precisam de maior atenção e os potenciais eventos que podem surgir.
Agir de forma preventiva além de otimizar esforços, também reduz os custos operacionais, uma vez que os riscos já foram mapeados.
Gerenciar eventos com a gestão de risco permite a diminuição de ações corretivas, minimizando a ocorrência de falhas e erros no processo.
Com uma visão mais clara sobre as origens de um evento, a gestão de risco possibilita que esforços sejam investidos de maneira mais eficiente.
Uma empresa que tem como pilar a gestão de risco promove processos mais padronizados e com maior segurança, ganhando maior valor competitivo no mercado.
Quer usufruir de todos os benefícios da gestão de risco na sua empresa? Siga este passo a passo:
Para começar, mapeie os eventos de acordo com os objetos do seu negócio, dividindo-os em internos (como colaboradores, tecnologia ultrapassada) e externos (concorrência, taxas de juros).
Ao analisar os eventos é possível entender qual a melhor estratégia para tratá-los. Para isso, leve em consideração os conceitos de consequência (impactos), probabilidade (chances de acontecer) e nível (alto, médio e baixo).
Chegou o momento de decidir como agir diante dos eventos mapeados. Dentre as ações considere a necessidade de tratá-los, a prioridade do tratamento, se algo precisa ser feito de imediato e possíveis alternativas.
Após priorização, considere algumas estratégias para lidar com os eventos, como atuar para prevenir, diminuir os efeitos, compartilhar as consequências e aceitar que não vale atuar.
Gestão de risco é um processo que necessita de constante revisão, por isso, monitorar e analisar eventos se faz necessário para que as tratativas sejam eficazes.
É inevitável que os riscos cruzem o caminho da sua empresa, mas o diferencial está no quanto você se prepara para administrar e contornar essas situações. E você pode contar com a Betel nessa jornada! Através da nossa Divisão Qualidade oferecemos serviços de consultoria para implantação e manutenção de sistema de gestão com base nas principais Normas e Padrões disponíveis.
Querendo saber mais sobre gestão eficiente? Fique de olho aqui, no blog da Betel Serviço.