Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) publicada no UOL, revela que 37% dos brasileiros escolhem a empresa em que vão trabalhar com base na chance de subir na carreira. Assim, o plano de carreira ficou à frente da remuneração (20%), reputação da empresa (20%) e necessidade de trabalhar (17%) nos critérios dos profissionais.
Portanto, se a sua empresa deseja contratar e reter os melhores profissionais do mercado, é fundamental possuir um bom plano de carreira.
Não sabe por onde começar para criar um plano de carreira na empresa? Venha com a gente!
Confira este nosso novo conteúdo e descubra como elaborar um plano de carreira, importante ferramenta para atrair, reter e desenvolver talentos.
Plano de carreira nada mais é do que um programa estruturado onde são estabelecidas as etapas da trajetória profissional de cada funcionário dentro da empresa.
Ele é elaborado de acordo com o cargo, perfil e objetivos do colaborador, para assim, seguir o seu crescimento profissional na organização.
Para os profissionais, o plano de carreira é visto como uma excelente oportunidade de crescer e se desenvolver. Já para a empresa, o plano de carreira funciona como um atrativo para reter seus colaboradores, além de promover e incentivar a capacitação e formação de gestores. Ou seja, todos ganham com a existência de um plano de carreira.
Logo, todos saem ganhando com a implementação desse tipo de programa.
Entre os principais objetivos do plano de carreira podemos citar:
Veja agora o passo a passo para elaborar um plano de carreira na sua empresa.
O primeiro passo para elaborar o plano de carreira na sua empresa é conhecer seus colaboradores. Só assim você poderá entender os objetivos e competências dos profissionais.
Aqui vale fazer a clássica pergunta “onde você se vê daqui a 5 anos” para descobrir o que seu time espera e em quanto tempo deseja alcançar os seus objetivos.
O plano de carreira deve conter os cargos e remunerações, mas não só. É importante definir também as relações hierárquicas, atribuições e competências necessárias para cada função.
Com visão de todas as posições da empresa, o próximo passo é definir como será a progressão de carreiras e quais os caminhos possíveis para cada colaborador a partir de seu cargo atual, qual o prazo mínimo em cada um dos cargos para conseguir uma promoção ou transferência e os critérios de avaliação para a progressão na carreira.
Com o plano de carreira pronto, é hora de desenvolver treinamentos sob medida para as necessidades do seu time de colaboradores e da empresa.
Estabeleça para seus colaboradores que são importantes para o plano de carreira.
Por exemplo, se um profissional trabalha como analista hoje e quer se tornar um coordenador em um ano, ele precisa de metas claras para atingir o seu objetivo, tais como estar à frente de um projeto importante da empresa, dominar um software específico e completar uma carga horária mínima de treinamentos.
Os colaboradores que buscam um plano de carreira precisam receber feedback constante para entender se estão ou não no caminho certo.
Essa é a única maneira dos colaboradores conseguirem alcançar suas metas e garantir o crescimento profissional.
Por fim, é importante que todo o processo envolvendo o plano de carreira tenha a participação ativa dos colaboradores da empresa.
Eles devem ter liberdade para dar ideias e sugestões.
E aí, gostou de saber como elaborar um plano de carreira? E se ainda tem dúvidas sobre o assunto, converse com um dos nossos especialistas da nossa Divisão de RH. Aqui na Betel temos profissionais prontos para te ajudar na elaboração de um plano de carreira.
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