Não importa o segmento ou o porte da empresa, a falta de mão de obra qualificada é um problema que afeta os bons resultados do negócio. Podendo trazer graves consequências para o crescimento de uma organização, afinal, contar com colaboradores capacitados é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento.
Se você tem sofrido para preencher as vagas na sua empresa por não encontrar pessoal qualificado, este texto vai ajudá-lo. Continue a leitura e veja como evitar esse problema.
Apesar de o Brasil somar mais de 14 milhões de desempregados, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, a PNAD Contínua, divulgada em outubro de 2020 pelo IBGE, a falta de mão de obra qualificada para preencher as vagas abertas é um problema frequente no país.
Esse cenário se reflete diretamente na operação e na competitividade das empresas, pois quando existe falta de profissionais capacitados, consequentemente há restrição no aumento da produtividade e na qualidade dos produtos. O que é um obstáculo para a expansão dos negócios e pode causar grandes perdas financeiras.
E não pense que esse é um problema apenas das grandes empresas, porque os pequenos e médios negócios também encontram muitas dificuldades para contratar colaboradores com conhecimento adequado nas mais diferentes funções, o que limita o potencial de crescimento das PMEs.
A falta de mão de obra qualificada, bem como a alta rotatividade de profissionais, é um problema que pode trazer muito prejuízo para a empresa. E para não ser refém desse quadro é preciso entender o que ocasiona a escassez de recursos humanos bem capacitados.
As falhas do Sistema Educacional Brasileiro, sem dúvidas, estão na base da falta de capacitação de boa parte dos profissionais em nosso país. Mas além disso, outras das principais razões para a falta de mão de obra qualificada no mercado são:
Para ajudar você a evitar que a sua empresa sofra com a falta de mão de obra qualificada, listamos quatro práticas que ajudam a solucionar esse problema:
Em momentos de alto índice de desemprego, é comum que as pessoas aceitem qualquer oportunidade de trabalho, sem levar em consideração suas habilidades e competências. Porém, com o passar do tempo, o colaborador que não tem afinidade com a empresa ou com sua função fica desmotivado e cai de produtividade.
Para evitar esse cenário, a solução é as empresas realizarem processos seletivos eficientes e eficazes. Um bom processo de recrutamento tem como principal objetivo conhecer cada candidato. Entender o que cada um pode trazer de benefícios para o negócio. Após essa análise é possível fazer a escolha certa para o preenchimento de uma vaga.
Você pode saber mais sobre o processo de seleção de profissionais lendo nosso artigo Recrutamento e seleção: é custo ou investimento?
Já que o mercado não capacita os profissionais, por que não capacitá-los dentro da empresa? Assim, é possível ter profissionais de alto nível, que atendam às necessidades da sua operação.
Acredite, mesmo que a princípio a oferta de treinamentos pareça um alto gasto para a empresa, no longo prazo os valores investidos em cursos, treinamentos, palestras e workshops trarão ótimo retorno, melhorando muito a operação e os resultados do negócio.
Se o seu negócio não tem tempo ou recursos para capacitar os colaboradores, uma boa alternativa é apostar na terceirização de mão de obra, por meio de parceria com empresas especializadas no ramo.
A terceirização traz diversas vantagens para as empresas, incluído:
Nossa última dica de como evitar a falta de mão de obra qualificada diz respeito a uma situação comum: empresas perdem grandes talentos e ótimos colaboradores porque não oferecerem benefícios atraentes para os profissionais.
Salários compatíveis com a função e com o mercado, pacote de benefícios, investimento em treinamento e desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho agradável e plano de carreira bem definido estão entre as características que os trabalhadores mais qualificados buscam em um emprego. E as empresas precisam estar atentas a isso para não sofrerem com escassez de mão de obra.
Gostou do nosso conteúdo? Esperamos que nossas dicas auxiliem a resolver esse problema na sua empresa. E se você quiser ter acesso a outros materiais que ajudam a melhorar os resultados do seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Betel Serviço.