Blog / 9 de fevereiro de 2022

Fit cultural: entenda o que é e como ele ajuda na escolha do profissional ideal para sua empresa

Já ouviu falar em fit cultural na hora da contratação de um novo colaborador para sua empresa? Sabe exatamente do que se trata? 

Pois bem, se você não faz ideia o que seja, é hora de aprender sobre o assunto. Afinal, o fit cultural pode  ser um aliado tanto para o contratante quanto para o contratado na hora de preencher uma nova vaga. E isso acontece porque o alinhamento com a cultura da empresa tende a trazer resultados positivos para todos. 

E para ficar por dentro, acompanhe este nosso novo conteúdo. Boa leitura! 

O que é o fit cultural

Mais do que possuir as habilidades técnicas necessárias, os candidatos a uma vaga na sua empresa devem estar alinhados à cultura da empresa, ou seja, eles devem se encaixar no no perfil buscado e compartilhar os mesmos valores e é aqui que entra o fit cultural.

O fit cultural pode ser entendido como a capacidade que um profissional tem de se alinhar à cultura e aos valores da empresa. Ele irá mostrar se o candidato se identifica com a visão, os valores e a missão da organização. 

Exemplo? Em uma empresa mais tradicional e rígida não é uma boa ideia contratar um profissional com excelente currículo, mas com um perfil mais moderno, acostumado a trabalhar com maior liberdade. Isso, com certeza, fará com que surjam conflitos no futuro.  

Porém, para que o fit cultural seja analisado de forma eficiente, a empresa precisa ter uma cultura bem definida e as características dos candidatos que devem ser avaliadas incluem: 

  • Valores;
  • Crenças;
  • Linguagem; 
  • Atitude;
  • Postura;
  • Comportamento;
  • Gostos;
  • Objetivos de vida.

Benefícios

Contratar profissionais com o mesmo fit cultural da empresa traz uma série de benefícios, como por exemplo:

  • Colaboradores mais motivados e com um propósito definido dentro da empresa.
  • Aumento da produtividade, já que o profissional alinhado ao perfil da empresa, se sente mais à vontade em fazer parte da equipe, vestir a camisa e assim oferecer os melhores resultados. 
  • Maior engajamento entre os colaboradores e a criação de  um ambiente propício para crescimento de todos os envolvidos.
  • Menor rotatividade dos profissionais que não terão motivos para saírem da empresa.

Passo a passo básico de como aplicar o fit cultural na sua empresa

Antes de contratar é preciso que os valores, crenças e comportamentos da sua organização estejam claros e para isso, é preciso observar os passos a seguir.

  1. Examine os principais atributos da organização.
  2. Defina quais são os valores que a sua organização quer alcançar.
  3. Avalie quais são as melhorias necessárias. 
  4. Crie um código de cultura, um documento que descreve todas as práticas da cultura organizacional, tais como: missão, valores fundamentais, como trabalhar e viver de acordo com os valores da empresa e demais tradições e crenças compartilhadas.
  5. Implemente e reforce os valores.
  6. Recrutamento e seleção pelo fit cultural: compartilhe a cultura da empresa na página de carreiras (“trabalhe conosco”) e capriche na descrição da vaga, com foco nas habilidades ou competências comportamentais indispensáveis à vaga;

Dicas de como medir o Fit Cultural do candidato

Para medir o fit cultural dos candidatos durante o processo de recrutamento e seleção, faça o seguinte: 

  • Aplique um  teste de perfil comportamental na primeira etapa do processo seletivo;
  • Realize uma  entrevista comportamental, também conhecida como avaliação por competências, para identificar os traços e características de cada perfil;
  • Realize dinâmicas de grupo, nelas é possível avaliar como os profissionais se portam em situações específicas, que simulam os obstáculos que eles encontrarão no dia a dia de trabalho;
  • Observe o perfil das empresas nas quais o candidato já trabalhou e veja se elas possuem valores similares aos da sua organização.

Interessante, não? Então que tal agora conhecer os serviços de RH da Betel? Podemos te ajudar no recrutamento, analisando os candidatos por meio de entrevistas e testes complementares.

Artigos relacionados

(11) 4901-2133