Cuidar da gestão da qualidade no processo produtivo de sua empresa é uma das principais formas de captar público para sua marca e fidelizá-lo.
Isso porque esse processo é considerado como um dos diferenciais que fazem com que um cliente volte a comprá-lo, escolhendo entre os concorrentes.
Para tanto, o cuidado com o processo de produção, com o olhar voltado para garantir a qualidade do item, é essencial quando se quer conquistar esse objetivo.
Porém, nem sempre é fácil realizar esse gerenciamento, principalmente porque as avaliações são bem minuciosas.
Além disso, os custos para a manutenção do processo de gestão podem impactar o orçamento.
Dessa forma, não é incomum que os gestores deixem as avaliações de qualidade de lado. Mas, é um erro que pode implicar em problemas sérios, inclusive na perda de mercado.
Por isso, vale a pena falarmos um pouco mais sobre esse assunto.
A gestão da qualidade é um conjunto de técnicas, norteado por normas e padrões, que servem para assegurar que o processo produtivo será realizado com o máximo de eficiência.
Dessa forma, de modo a garantir que os serviços serão entregues de acordo com a expectativa de sua idealização.
Esse gerenciamento da qualidade dos produtos pode ser dividido em dois segmentos: o que garante a qualidade e o que melhora a qualidade.
A gestão que garante a qualidade é realizada por meio de uma série de avaliações e análises, que certifica que o serviço será entregue ao mercado de acordo com a expectativa dos clientes.
Já o segundo tipo de gestão, que é o da melhora da qualidade, trata dos processos de aperfeiçoamento que a empresa passa, para executar o serviço com a máxima eficiência.
Efetivamente, a gestão da qualidade é um processo contínuo, frequentemente adotado pelas empresas que desejam melhorar o seu market share e entregar serviços de excelência para os consumidores.
O processo de gestão da qualidade tem uma premissa bastante simples de ser compreendida, que é a de otimizar a execução de serviços, de modo a alcançar a expectativa dos consumidores.
Dessa forma, melhorar a competitividade e conquistar mais lucratividade ao final do mês.
Para tanto, as empresas estão investindo cada vez mais nesse modelo de ação. Sua orientação se pauta em, basicamente, oito pilares fundamentais:
Considerando essas características que definem a orientação de um processo de gestão da qualidade, o processo de implantação deve respeitar esses mesmos moldes.
Nesse caso, analisando e mapeando as ações de cada etapa do processo produtivo. Depois, encontrando a metodologia de produção mais adequada. Por fim, inserindo as mudanças gradualmente, para alcançar o sucesso.
Vale acrescentar que o acompanhamento e a mensuração de resultados são duas ações que precisam ser constantemente executadas na gestão da qualidade, para garantir que os resultados sejam os esperados.
Ou, caso seja necessário, para modificar a orientação do plano e redefinir os padrões.
Adotar a gestão de qualidade para orientar o processo produtivo de sua empresa traz benefícios que vão além, simplesmente, da melhoria dos produtos e serviços, mas também visam o alcançe das expectativas dos clientes.
Além dessas, ainda há outras vantagens em sua implementação, como:
Apesar do conceito ser de fácil compreensão, inseri-lo em seu cotidiano produtivo pode não ser tão simples assim.
Isso porque a gestão da qualidade envolve uma série de detalhes, que podem acabar interferindo em sua produção.
O risco, nesse caso, é que a tentativa acabe frustrada e, no fim, atrapalhando o processo.
As mudanças básicas, como a aplicação de metodologias de trabalho e o aumento do engajamento da equipe, também precisam de supervisão constante, da mesma forma que a gestão, implementação e execução dos serviços.
E cuidar de tudo isso pode acabar sendo demais para o gestor, que ainda precisa organizar outros setores da empresa.
Por isso, vale a pena contar com os serviços de apoio de uma consultoria, que irá te ajudar a implementar o processo de gestão da qualidade.
A Betel, inclusive, é uma ótima opção. Com vários anos de experiência no mercado, o time Betel será perfeitamente capaz de orientar a sua implementação da gestão da qualidade.
Para saber mais sobre como a Betel pode te ajudar, acesse, agora mesmo, o conteúdo exclusivo da empresa sobre divisão de qualidade!