Blog / 18 de fevereiro de 2022

Gestão da qualidade: entenda o que é e qual a importância

Cuidar da gestão da qualidade no processo produtivo de sua empresa é uma das principais formas de captar público para sua marca e fidelizá-lo.

Isso porque esse processo é considerado como um dos diferenciais que fazem com que um cliente volte a comprá-lo, escolhendo entre os concorrentes.

Para tanto, o cuidado com o processo de produção, com o olhar voltado para garantir a qualidade do item, é essencial quando se quer conquistar esse objetivo.

Porém, nem sempre é fácil realizar esse gerenciamento, principalmente porque as avaliações são bem minuciosas.

Além disso, os custos para a manutenção do processo de gestão podem impactar o orçamento.

Dessa forma, não é incomum que os gestores deixem as avaliações de qualidade de lado. Mas, é um erro que pode implicar em problemas sérios, inclusive na perda de mercado.

Por isso, vale a pena falarmos um pouco mais sobre esse assunto.

 

O que é a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade é um conjunto de técnicas, norteado por normas e padrões, que servem para assegurar que o processo produtivo será realizado com o máximo de eficiência.

Dessa forma, de modo a garantir que os serviços serão entregues de acordo com a expectativa de sua idealização.

Esse gerenciamento da qualidade dos produtos pode ser dividido em dois segmentos: o que garante a qualidade e o que melhora a qualidade.

A gestão que garante a qualidade é realizada por meio de uma série de avaliações e análises, que certifica que o serviço será entregue ao mercado de acordo com a expectativa dos clientes.

Já o segundo tipo de gestão, que é o da melhora da qualidade, trata dos processos de aperfeiçoamento que a empresa passa, para executar o serviço com a máxima eficiência.

Efetivamente, a gestão da qualidade é um processo contínuo, frequentemente adotado pelas empresas que desejam melhorar o seu market share e entregar serviços de excelência para os consumidores.

 

Como funciona esse modelo de gerenciamento?

O processo de gestão da qualidade tem uma premissa bastante simples de ser compreendida, que é a de otimizar a execução de serviços, de modo a alcançar a expectativa dos consumidores.

Dessa forma, melhorar a competitividade e conquistar mais lucratividade ao final do mês.

Para tanto, as empresas estão investindo cada vez mais nesse modelo de ação. Sua orientação se pauta em, basicamente, oito pilares fundamentais:

  • O foco está sempre no cliente e em sua satisfação;
  • Líder e equipe devem estar engajados na proposta de melhorar a qualidade dos produtos;
  • A abordagem deve ser feita por processos, possibilitando a visão sistêmica da empresa;
  • A busca por melhorar deve ser constante, sempre tentando superar a expectativa dos clientes;
  • As decisões devem ser tomadas com base em fatos concretos;
  • É importante cultivar boas relações com fornecedores e empresas parceiras.

Considerando essas características que definem a orientação de um processo de gestão da qualidade, o processo de implantação deve respeitar esses mesmos moldes.

Nesse caso, analisando e mapeando as ações de cada etapa do processo produtivo. Depois, encontrando a metodologia de produção mais adequada. Por fim, inserindo as mudanças gradualmente, para alcançar o sucesso.

Vale acrescentar que o acompanhamento e a mensuração de resultados são duas ações que precisam ser constantemente executadas na gestão da qualidade, para garantir que os resultados sejam os esperados.

Ou, caso seja necessário, para modificar a orientação do plano e redefinir os padrões.

 

Quais são os benefícios da adoção desse modelo?

Adotar a gestão de qualidade para orientar o processo produtivo de sua empresa traz benefícios que vão além, simplesmente, da melhoria dos produtos e serviços, mas também visam o alcançe das expectativas dos clientes.

Além dessas, ainda há outras vantagens em sua implementação, como:

  • A melhoria na produtividade dos colaboradores: como há uma avaliação constante sobre a fabricação dos produtos, há um ganho, também, na produtividade, já que os processos tendem a se tornar mais eficientes;
  • Aumento nas taxas de fidelização: além de conquistar o público oferecendo um bom produto ou serviço para o mercado, a qualidade pode fazer com que as pessoas o procurem para uma nova adesão/compra;
  • Redução de custos: quanto mais qualidade você inserir em seu processo produtivo, mais vai reduzir erros, descartes e retrabalho, além das temidas devoluções. Isso significa que você não terá mais esse gargalo na sua produção;
  • Mais competitividade: quando o seu serviço é bom, você se destaca no mercado, mesmo que haja muita concorrência. Isso fará com que mais pessoas se interessem pelo seu serviço e acabem aderindo a ele;
  • Mais desempenho financeiro: algo que está diretamente relacionado com a redução de custos, com o aumento da produtividade e com a competitividade maior, é o desempenho financeiro. 
  • Melhora na comunicação: ao adotar uma prática como essa, de gestão da qualidade, você conquista mais comunicação entre as partes, já que todo o grupo está empenhado em melhorar a produção.

 

Por que contratar os serviços de uma consultoria na implementação do sistema de gestão?

Apesar do conceito ser de fácil compreensão, inseri-lo em seu cotidiano produtivo pode não ser tão simples assim.

Isso porque a gestão da qualidade envolve uma série de detalhes, que podem acabar interferindo em sua produção.

O risco, nesse caso, é que a tentativa acabe frustrada e, no fim, atrapalhando o processo.

As mudanças básicas, como a aplicação de metodologias de trabalho e o aumento do engajamento da equipe, também precisam de supervisão constante, da mesma forma que a gestão, implementação e execução dos serviços.

E cuidar de tudo isso pode acabar sendo demais para o gestor, que ainda precisa organizar outros setores da empresa.

Por isso, vale a pena contar com os serviços de apoio de uma consultoria, que irá te ajudar a implementar o processo de gestão da qualidade.

A Betel, inclusive, é uma ótima opção. Com vários anos de experiência no mercado, o time Betel será perfeitamente capaz de orientar a sua implementação da gestão da qualidade.

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