Em 2022, o segmento de gestão de pessoas tende a aproveitar ainda mais as ferramentas de inovação em recursos humanos.
Isso significa que os processos se tornarão cada vez mais automatizados, aproveitando-se dos recursos tecnológicos que surgem, diariamente, para otimizar as rotinas nas empresas.
Veja quais são as tendências que vem como uma promessa para o ano que se inicia e comece a preparar o seu setor de RH para aderir a elas!
Aproveitar os benefícios da inteligência artificial a favor de otimizar os processos de recrutamento e seleção é algo inerente à inovação em recursos humanos.
Softwares e ferramentas de automação se tornam cada vez mais importantes nas rotinas, justamente para liberar os profissionais para atuação onde o contato é mais necessário.
Inclusive, na análise dos resultados sobre os processos de associação de novos colaboradores à empresa.
O People Analytics, hoje, já é uma das principais ferramentas de atração e retenção de talentos.
A análise de dados a respeito do perfil, torna mais assertivos os processos de recrutamento, de modo a se engajar, especificamente, com candidatos que tenham a mesma orientação da empresa.
Isso facilita a adaptação ao novo ambiente de trabalho e traz ganhos imensuráveis para a formação de uma equipe mais coesa.
Outra tendência que deve estar na gestão da inovação em recursos humanos, é a de proporcionar boas experiências aos colaboradores, mas com o viés do “novo normal”: menos contato presencial e mais interação digital.
Será um desafio dos profissionais de RH continuar prezando pelas boas práticas de atuação do grupo, mas mantendo um equilíbrio entre a saúde física, emocional e profissional da equipe.
A gamificação foi um dos maiores adventos da tecnologia a favor do RH dos últimos tempos e a tendência é que continue aparecendo em 2022.
Afinal, esse recurso favorece a integração da equipe, por meio de atividades lúdicas que permitem o maior contato entre o grupo.
Para uma rotina cada vez mais descentralizada, a gamificação pode ser uma alternativa fácil de aderir e que elimina a pressão do contato.
Entre as inovações em recursos humanos que serão mais incisivas a partir de 2022, está a consolidação de treinamentos em plataformas digitais.
Isso significa que, cada vez mais, perde-se o espaço do trabalho presencial, dando ênfase ao modelo remoto ou, no mínimo, em jornada híbrida.
A expectativa é que o trabalho híbrido se torne cada vez mais recorrente. Mesmo que a sua adaptação tenha sido rápida e, em alguns casos, forçada pela urgência da pandemia, ainda assim os resultados obtidos foram satisfatórios.
Com a possibilidade de adequar as rotinas com mais tranquilidade, fazendo ajustes aos poucos, é muito provável que parte das equipes continuem trabalhando em home office.
E a falta do contato presencial é uma tendência que o RH deverá absorver como a realidade atual, não mais como um acontecimento pontual, apostando na tecnologia como uma aliada.
A redução do contato presencial dá margem para a dificuldade de interação entre os membros da equipe, principalmente de modo hierárquico.
Por isso, se existe um fator que as equipes de RH deverão investir são as rotinas de feedbacks, inclusive utilizando ferramentas que contribuam para esse tipo de integração constante.
São esses detalhes que fortalecerão o vínculo do colaborador com a empresa, transmitindo a cultura organizacional do negócio e favorecendo para o crescimento de ambos.
Para se manter atento às mudanças que tendem a se consolidar em 2022, fique de olho nas publicações de nossas redes sociais.
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