Acompanhar o KPI de recursos humanos e verificar se estão sendo incorporados com eficiência em sua empresa é uma maneira estratégica de manter a equipe motivada e trabalhando com mais empenho.
Por isso, é essencial que você esteja em constante avaliação desses indicadores, que servem como chave para avaliar desde o nível de desempenho e produtividade do grupo, até a melhoria do clima organizacional.
Para tanto, preparamos este artigo que fala sobre os principais KPIs que o departamento de recursos humanos pode acompanhar e como eles impactam no dia a dia de seu negócio. Confira!
Os KPI (Key Performance Indicator) são indicadores-chave de desempenho que contribuem para a mensuração de resultados dentro de uma empresa. Basicamente, eles ajudam a verificar se as estratégias elaboradas estão obtendo sucesso, por meio de parâmetros que permitem uma avaliação concreta sobre os processos.
Há diversos tipos de indicadores-chave de desenvolvimento que podem contribuir para essa análise em uma empresa, mas os KPIs de recursos humanos são os que abrangem com mais ênfase o trabalho em grupo e a conquista dos objetivos. Afinal, eles são essenciais para facilitar, a partir de dados reais, a tomada de decisões e, também, as atividades cotidianas, melhorando os processos.
Como dissemos anteriormente, o KPI é um indicador-chave de desempenho. Logo, tudo aquilo que não se relaciona com o desenvolvimento agregado da empresa e da equipe, não é, em suma, um KPI.
Basicamente, o que define esses indicadores são:
Quando você acompanha o KPI de recursos humanos seguindo a sua proposta e respeitando suas características, se torna mais simples compreender o que é necessário para a empresa conseguir conquistar seus objetivos. Seja modificando a ação conjunta do grupo, seja melhorando o processo de admissão de novos talentos, são os indicadores que mostram o melhor caminho.
O setor de RH tem KPIs muito determinantes, que servem para melhorar a ação do grupo, em prol de maiores e melhores resultados para a empresa. Abaixo nós listamos 11 desses indicadores:
O KPI de retenção de talentos é o que demonstra como estão sendo aplicadas as estratégias para atrair e manter bons colaboradores na equipe. Quando a empresa trabalha com retidão e proporciona boas experiências, a manutenção dos funcionários é mais perceptível.
A taxa de rotatividade, ou turnover, demonstra a quantidade de colaboradores que entram e saem da organização durante certo período. Ele é um dos indicadores de recursos humanos mais importantes para determinar a atratividade que a empresa tem diante do mercado, identificando, por exemplo, que o clima não é favorável à manutenção de cargos.
O clima organizacional é a percepção que os profissionais têm do cotidiano da empresa. Se eles têm uma visão positiva, isso permite que o seu relacionamento com os outros colaboradores seja mais leve e produtivo, visando à melhora, também, em sua qualidade de vida. Por isso, vale a pena medir qual é essa percepção da sua equipe e investir na melhoria do clima, caso necessário.
Um KPI importante e que ajuda a verificar como é percebida a visão a longo prazo dos seus colaboradores é a duração deles em posições de trabalho.
Quanto mais tempo ele se mantém executando a mesma tarefa, maior poderá ser o desinteresse dele em continuar na equipe. Afinal, isso pode determinar a falta de um plano de carreira. Ou que ele não é um colaborador atuante, que deseja crescer junto com a organização.
Outro indicador essencial nas empresas é o de absenteísmo, que se refere às ausências dos colaboradores.
As faltas e os afastamentos podem demonstrar que o local não é considerado saudável para a equipe. Isso aponta parâmetros de melhoria, que vão desde o clima organizacional até a ergonomia.
Para determinar o KPI de produtividade é necessário verificar 3 fatores: tempo, qualidade e custos.
Basicamente, identificar se os investimentos para a produção estão sendo adequados, devolvendo resultados que sejam vantajosos para empresa nesses três aspectos.
O indicador que justifica o tempo médio de recrutamento também ajuda a perceber qual o investimento que está sendo feito na obtenção de novos talentos e como isso pode ser revertido em benefícios para o grupo.
O KPI de investimentos em treinamentos mede como está a produtividade da equipe após receber orientação concreta que deveria otimizar a sua atuação. Com ele, você verifica se as metas conseguirão ser obtidas e quais colaboradores precisam de uma nova avaliação.
Algo que está diretamente relacionado com a produtividade de uma empresa é o prazo de cumprimento de tarefas que levem a isso. O tempo que a equipe leva para atingir uma meta pode mostrar que há falhas no grupo ou, também, no equipamento de trabalho.
Um indicador que está diretamente relacionado com a gestão da empresa é o de reclamações trabalhistas. Quanto maior o índice, mais negativa é a percepção da equipe sobre a sua empresa. Logo, isso impacta diretamente na produtividade e no clima organizacional.
Por fim, um último KPI de recursos humanos que é essencial para medir a qualidade do ambiente empresarial, é o número de acidentes no local de trabalho. Quanto maior ele for, mais se destaca a necessidade de reorganizar o espaço, de modo a torná-lo mais seguro.
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