Saber quando contratar temporários é uma dúvida que muitas empresas têm, principalmente ao se depararem com situações analíticas entre possíveis vantagens e desvantagens de optar por esse tipo de mão de obra.
Para ajudar você e o seu negócio na tomada de decisão sobre a contratação de temporários, neste texto falamos sobre o momento certo para este tipo de contratação e tiramos as principais dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
Para começar, vamos responder a uma dúvida frequente dos gestores que querem saber quando contratar temporários: minha empresa pode fazer a contratação diretamente? A resposta para essa pergunta é “não”.
A contratação de temporários deve ser feita por uma empresa intermediadora e regulamentada para esse tipo de contrato. Será essa empresa a responsável por encontrar os talentos em seu banco de dados, realizar a entrevista para determinar se o perfil se encaixa ao buscado e indicar o indivíduo para a empresa que procura o trabalhador temporário.
Dessa forma, também é de responsabilidade da empresa intermediadora fazer a contratação formal, cuidar da remuneração e supervisionar o trabalho dos profissionais contratados.
Ao optar por contratar temporários, sua empresa se associa à empresa fornecedora da mão de obra, que é a responsável pela formalização dos trabalhadores.
Outra dúvida que segue a questão quanto a quando contratar terceirizados, é como deve ser formalizado o contrato da prestação de serviços.
Esse documento contratual precisa identificar, com máxima clareza, que a natureza da demanda de trabalho é temporária. Assim, não há o risco de se criar vínculo formal empregatício.
Além disso, também é essencial que, no contrato, conste a informação que descreve a justificativa de trabalho temporário. Ou seja, porque o trabalhador está sendo contratado sob esse regime.
Confira abaixo alguns dos principais pontos de atenção para saber quando contratar temporários de forma assertiva.
É essencial que conste no contrato de trabalho temporário a qualificação das partes que estão entrando em acordo. Logo, é necessário a informação correta dos dados pessoais do profissional, com registros como RG, CPF e comprovante de residência, bem como CNPJ e endereço da contratante.
Além dessa qualificação, também deverá estar discriminado no contrato quais são as competências exigidas para a realização daquele trabalho e também as responsabilidades do contratante. Essa determinação garante que não haverá desvio de função e que o temporário está sendo contratado para realizar exatamente aquilo que lhe foi informado.
Outro detalhe imprescindível no contrato de trabalho temporário é a justificativa do prazo de contratação. É fundamental que haja esse adendo no documento, de modo a comprovar que aquela relação de trabalho tem um prazo pré-determinado, que pode ser acrescido, conforme regras da legislação.
Um exemplo, para que fique mais fácil de entender, são as contratações sazonais, que acontecem principalmente em períodos como Dia das Mães ou Natal. Nesses momentos, é comum que empresas, especialmente varejistas, contratem trabalhadores para se vestirem de Papai Noel. Logo, a justificativa para esse trabalho temporário é o prazo para a aparição desse personagem.
Quando contratar temporários fique atento à discriminação do prazo acordado que estará no documento contratual. Essencialmente, o contrato de trabalho temporário não pode exceder o prazo de 180 dias, que podem ser consecutivos ou não.
Porém, ainda há a possibilidade de estender esse prazo por mais 90 dias, totalizando 270. Passando esse limite, é necessário formalizá-lo como um colaborador do quadro efetivo da empresa.
Para realizar uma nova contratação em caráter temporário, do mesmo indivíduo, é preciso esperar 90 dias.
Outro detalhe que precisa estar claro no contrato temporário é o valor a ser pago pela prestação de serviços. A remuneração do trabalhador temporário não pode ser menor do que a de outros colaboradores da mesma categoria e, a ele, também são garantidos direitos trabalhistas, como o recebimento de horas extras.
Ao fim do contrato, ele terá direitos a férias proporcionais, bem como 13º salário proporcional, além de recolhimento do FGTS durante o período trabalhado e seguro contra acidentes de trabalho. Porém, com a Betel, tudo isso já está provisionado na administração mensal. O trabalhador temporário apenas não terá direito a:
Por fim, um último detalhe que precisa estar adequado quando contratar temporários é o exame admissional, que irá garantir a segurança e a saúde desse indivíduo, antes de iniciar a jornada contratada.
Também, é fundamental que ele passe por novo exame ao fim do período acordado, para verificar se não houve nenhum dano ao seu organismo, ocasionado pelo trabalho realizado.
As dúvidas sobre quando contratar temporários é bem comum porque muitas empresas se colocam na condição de contratar temporários somente em casos extraordinários, como quando surge a necessidade de cobrir férias de algum colaborador. E outras acreditam que contratar temporários é algo que só vale a pena em épocas específicas, como Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados.
Mas, as vantagens desse modelo vão além da facilidade para substituir colaboradores e atender a demandas sazonais. A contratação de mão de obra temporária também traz benefícios como:
Vale considerar ainda que a contratação de temporários está em alta tanto para a realização de atividade-meio, quanto atividade-fim. Inclusive, há uma expectativa de crescimento de quase 60% na contratação de temporários, conforme noticiado pelo Portal G1.
Apesar de ser uma ótima solução quando você está precisando tornar o seu corpo de colaboradores mais robusto, ainda assim é essencial que você tome alguns cuidados quando contratar terceirizados. Afinal, esse modelo de contratação segue uma legislação própria e deve obedecer a algumas regras específicas, de modo a garantir a segurança do contratante e do contratado.
Sendo assim, é essencial contar com o apoio de uma empresa especializada na intermediação da contratação desse tipo de mão de obra, como é a Betel.
Nossa Divisão RH está preparada para oferecer todo o auxílio que sua empresa precisa ao optar por esse modelo de contratação e nós temos um banco de talentos rico, com profissionais de alta qualidade para atender às necessidades do seu negócio.
Fale com nossos especialistas na contratação de temporários e saiba mais sobre como podemos ajudar a sua empresa.