Blog / 25 de abril de 2023

Tudo sobre recrutamento e seleção

Se você é um profissional de Recursos Humanos, as palavras recrutamento e seleção fazem parte do vocabulário do seu dia a dia. 

Normalmente, esses termos são usados em conjunto e entendidos como o processo de escolha dos profissionais mais capacitados e adequados com o que a empresa procura para completar seu quadro de colaboradores.

Mas não é só isso, para te ajudar a compreender melhor o assunto, preparamos este conteúdo especial. Acompanhe! 

1. Qual a importância dos processos de recrutamento e seleção para os bons resultados da empresa?

Processos de recrutamento e seleção de colaboradores são de grande importância para qualquer empresa. Afinal, contratar o colaborador certo é garantir o bom funcionamento do negócio e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.

Profissionais que possuem todas as competências necessárias para os cargos que vão ocupar valem muito e quando eles ainda combinam com a cultura organizacional da empresa, é o ideal. Desse modo, diminui-se a rotatividade de funcionários e, como consequência, podemos notar o aumento da produtividade.

Por isso, em empresas com uma visão de gestão mais moderna, a área de Recursos Humanos não é mais entendida simplesmente como um departamento operacional e burocrático, e sim como uma área estratégica, contribuindo com os objetivos de todo o negócio.

2. Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

A principal diferença entre recrutamento e seleção é que recrutamento tem como objetivo a atração de candidatos para uma vaga de emprego, já a seleção está relacionada à triagem e escolha dos candidatos mais adequados para cada vaga.

Para a sua empresa contratar profissionais que supram todas as necessidades e que realmente tragam valor para o negócio, é necessário trabalhar recrutamento e seleção em conjunto.

Ambos os processos devem ser conduzidos de forma cuidadosa para que seja possível contratar profissionais com excelência técnica e que estejam alinhados à cultura organizacional da empresa.

3. O que é recrutamento?

O recrutamento tem como objetivo atrair candidatos para ocupar uma determinada vaga. Ou seja, é quando candidatos em potencial são procurados e encorajados a se candidatarem a postos de trabalho dentro de uma empresa. 

Para chamar a atenção dos profissionais que se encaixam na vaga, ele deve ser realizado de maneira clara e objetiva.

Alguém desesperado por um emprego pode não ser seu funcionário ideal, talvez o ideal esteja trabalhando tranquilo em outra empresa. Então só com o processo de recrutamento certo, alguém que não está buscando uma vaga pode realmente saber de sua existência.

São várias as técnicas que podem ser utilizadas aqui, desde criar um formulário no seu site em uma página “trabalhe conosco” até mesmo oferecer trabalhos por redes sociais. Só não se esqueça de sempre informar os requisitos mínimos para aplicação. 

4. Quais as atividades estão incluídas no processo de recrutamento? 

O recrutamento é apenas o primeiro passo no processo de contratação de um novo funcionário e inclui as seguintes atividades: 

  • Alinhamento do perfil e requisitos desejados para a vaga;
  • Anúncio da vaga;
  • Ações de atração de candidatos;
  • Análise das candidaturas.

5. O que é a descrição da vaga e o que ela deve incluir?

A descrição da vaga é uma parte fundamental do processo de recrutamento, pois ajuda a atrair os candidatos certos. 
Ela deve incluir informações sobre as responsabilidades da posição, requisitos de qualificação e habilidades necessárias.

 

6. Quais os tipos de recrutamento?

 O recrutamento pode ser não apenas interno como também externo:

  • Interno: a empresa realiza uma oferta de vagas a sua própria equipe e com isso há uma redução de custos e a vantagem dos candidatos já estarem familiarizados com os processos da empresa.
  • Externo: a busca por profissionais é feita fora da empresa e traz a vantagem de se ter uma maior quantidade de candidatos.

7. Vale a pena criar um banco de dados com contatos de profissionais?

Sim! 

Portanto, não é necessário realizar recrutamento apenas quando a sua empresa precisa de alguém. Às vezes é interessante criar um banco de dados de profissionais. Assim, quando aparecer uma necessidade na empresa é só consultar o banco de dados. 

8. O que é seleção?

A seleção é um processo posterior ao recrutamento e tem como objetivo identificar tanto os candidatos alinhados, quanto os não alinhados com os requisitos da vaga por meio de diferentes técnicas escolhidas pelo RH.

Não é uma tarefa fácil, principalmente quando você recebe centenas de currículos com experiência equivalente.

Excluir candidatos que não são qualificados para o cargo, normalmente é a primeira etapa a ser feita. Pode ser um pouco relativa esta tarefa, afinal de contas alguns, embora não tenham os requisitos, podem simplesmente aprender com um treinamento simples. 

Muitas empresas aplicam esta ideia de treinar iniciantes, pois traz uma sensação de construção e identidade. Além disso, é possível evitar vícios e encaminhá-los a trabalhar do jeito certo desde o início.

 

9. Quais as atividades compõem o processo de seleção?

Entre as atividades que compõem o processo de seleção podemos destacar, por exemplo:

  • Triagem de currículos;
  • Eliminação de candidatos que não se enquadram no perfil da vaga;
  • Aplicação de testes  e avaliações; 
  • Realização de dinâmicas;
  • Entrevistas;
  • Escolha do candidato;
  • Proposta de trabalho para o candidato;
  • Recolhimento de documentação e exame médico.

10. O que são as entrevistas? 

As entrevistas, que podem ser em grupo ou individuais, técnicas, por competência, via telefone, remota ou presencial, são uma parte importante do processo de seleção, pois permitem que a empresa avalie as habilidades e experiências do candidato e determine se ele é uma boa opção para a posição. 

Nela, o entrevistador realiza perguntas específicas e situacionais que avaliem a capacidade do candidato de lidar com as responsabilidades da posição.

11. Qual o objetivo dos testes e avaliações? 

É comum que as empresas não só realizem entrevistas, mas também apliquem testes que avaliem as habilidades e conhecimentos dos candidatos.

Esses testes podem incluir avaliações de personalidade, testes de habilidades específicas, entre outros.

12. Quais os principais desafios do recrutamento e seleção para as empresas?

Um processo de recrutamento e seleção traz alguns desafios para as empresas, só para exemplificar, veja:

  • Definir o perfil ideal para a vaga para atrair os candidatos certos, só assim será possível atrair os candidatos certos;
  • A única maneira de otimizar o processo de recrutamento e seleção, é desenvolver testes de acordo com a vaga que está sendo aberta;

  • Alinhar expectativas entre empresa e candidato, já que quando empresa e funcionário desejam o mesmo, a relação se torna mais transparente, produtiva e duradoura;

  • Diminuir o tempo de preenchimento da vaga, afinal o RH, assim como todos os outros setores da empresa, tem inúmeras demandas, entregas, prazos e metas a cumprir em pouco tempo.

13. Como melhorar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa?

Confira três práticas que ajudam a otimizar os processos de recrutamento e seleção:

  1. Tenha bem claro o perfil de profissional que você busca ao abrir uma vaga: Dessa forma, fica mais fácil aproximar a comunicação com os profissionais aderentes à vaga.
  2. Automatize etapas do processo de seleção: existem algumas ferramentas no mercado que otimizam o tempo de atração de currículos, triagem de perfis e até automatizam as etapas de um processo de seleção, assim você ganha tempo e qualidade.
  3. Terceirize seu processo de recrutamento e seleção: uma empresa especializada em recrutamento e seleção tem práticas específicas e minuciosas de análise, tendo como resultado que todo o processo seja mais rápido e objetivo.

Saiba mais sobre como facilitar o processo de recrutamento e seleção na sua empresa.

14. Quais as vantagens de um processo de recrutamento e seleção bem-sucedido?

Com um processo de Recrutamento e Seleção bem elaborado é possível evitar várias dores de cabeça e demissões. Afinal de contas, agora você já sabe com quem está lidando antes mesmo de fazer uma contratação.

Então será possível encontrar traços de personalidade que facilitam a gestão de equipe e até mesmo local de trabalho. Tudo com um simples processo que não demora mais do que uma contratação normal.

Assim, uma das principais vantagens para a empresa é a economia, já que embora possa haver custos adicionais, você irá gastar menos com treinamento e o turnover será reduzido. 

Agora que você escolheu trabalhar com uma equipe com muito mais produtividade, os lucros também serão maximizados. Isso se mostra principalmente eficaz quando estamos falando de cargos de contato direto com o público, trazendo fidelização de clientes e vendas recorrentes. 

Portanto, um bom processo de recrutamento e seleção é um investimento e não um custo para a empresa.

Conclusão

O recrutamento e seleção são processos importantes para qualquer empresa que deseja construir uma equipe forte e bem-sucedida. E se você gostou de saber mais sobre recrutamento e seleção, mas ainda tem dúvidas sobre o assunto, conte com a Betel!

Somos uma empresa especializada em soluções de Recursos Humano, Terceirização e Qualidade e estamos prontos para te ajudar. Garantimos toda tranquilidade e segurança em seus processos. Entre em contato conosco e solicite sua proposta!

Artigos relacionados

(11) 4901-2133