Sua empresa está crescendo e você não sabe se deve terceirizar ou contratar novos colaboradores?
Então este nosso novo conteúdo é para você. Aqui, você irá conhecer algumas vantagens da terceirização e outros aspectos relevantes sobre o tema. Dessa forma, será mais fácil decidir se ela é ou não a melhor escolha para a sua empresa. Acompanhe e faça bons negócios!
No momento de decidir entre terceirizar ou contratar, um dos principais fatores a serem considerados é a redução de custos. Hoje, é de conhecimento geral que a terceirização é capaz de reduzir significativamente os custos de uma empresa. E essa é, sem sombra de dúvida, uma das principais vantagens da terceirização.
Isso acontece porque as despesas trabalhistas pesam muito, no entanto com funcionários terceirizados quem fica responsável por esses e outros pontos legais é a empresa de RH contratada. O que o empregador precisará pagar é apenas uma mensalidade pelo serviço.
No mais, a empresa não precisará lidar com gastos que envolvem a manutenção de um time de profissionais em tempos de baixa demanda.
Essa é uma dúvida muito comum entre os gestores que estão com dúvidas entre terceirizar ou contratar, a resposta é que isso pode sim acontecer. Porém, isso não irá causar impacto significativo na empresa, já que a terceirização tem como foco as atividades-meio da empresa. Ou seja, todos aqueles processos que não estão diretamente ligados ao core business da empresa, tais como serviços de limpeza, segurança e gestão de processos administrativos.
E, uma vez que essas atividades não geram um grande impacto nos resultados do negócio, se houver erros, esses não irão causar um grande prejuízo para a empresa.
Quando a empresa precisa contratar um novo funcionário, é necessário um processo seletivo para verificar as habilidades e competências dos candidatos, certo? Porém, quando se opta pela terceirização dos serviços, basta acionar a empresa contratada.
Por meio da empresa de terceirização você terá à sua disposição uma equipe pronta e qualificada para as demandas específicas da sua empresa em conformidade com o Acordo de Nível de Serviço (SLA).
E veja só que notícia boa: a empresa contratada também é responsável por disponibilizar novas tecnologias e ferramentas para que os profissionais possam executar suas atividades com ainda mais qualidade e agilidade.
Os profissionais que trabalham para empresas terceirizadas possuem um perfil único. Eles têm muita experiência, certificações e estão sempre atualizados com o que há de mais moderno na sua área de atuação.
Esses profissionais também costumam ter as seguintes características:
Já entre as desvantagens da terceirização podemos citar a falta de engajamento do profissional terceirizado ao time de funcionários da empresa.
Um profissional contratado diretamente costuma ter um vínculo maior com o negócio e, a longo prazo, isso pode se tornar uma vantagem estratégica para a empresa, já que ele estará mais motivado e comprometido na busca por bons resultados para o negócio. Por isso, se você está procurando por profissionais qualificados para um longo período de tempo, a terceirização pode não ser a melhor escolha.
No entanto, quando não for esse o caso, investir na terceirização vale muito a pena.
Como já mencionamos, a terceirização costuma acontecer para as chamadas atividades-meio da empresa. E, entre essas atividades podemos destacar:
Gostou de saber um pouco mais sobre a terceirização? E para ficar ainda mais por dentro do assunto, conheça os serviços de terceirização da Betel e descubra como podemos te ajudar.