O headhunter é o profissional capacitado para realizar a busca do perfil mais adequado às necessidades de uma empresa e, quando falamos em Executive Search, modalidade específica do processo de recrutamento e seleção, seu papel se torna ainda mais importante.
Quer saber por quê? Acompanhe este nosso novo conteúdo. Boa leitura!
O Executive Search é uma modalidade específica do processo de Recrutamento e Seleção.
Trata-se de um serviço de consultoria prestado por uma empresa de RH especializada.
Assim, quando uma empresa precisa encontrar um profissional para altos cargos de gestão e liderança, ela pode contratar um headhunter, que trabalhará para encontrar o colaborador que melhor se encaixe nas exigências da vaga.
Os profissionais realizarão avaliações através de entrevistas aprofundadas, complementadas por metodologias exclusivas de identificação de estilo gerencial, preferências quanto ao ambiente cultural e profissional, filosofia de liderança, ambições pessoais, etc.
O profissional responsável por colocar o Executive Search em prática é chamado de headhunter. Hunter, do inglês, significa caça e é a palavra que melhor define esse especialista, uma vez que sua função é “caçar” o melhor candidato para determinada vaga em aberto da empresa.
Seu papel no Executive Search é identificar, recrutar e atrair executivos altamente qualificados para cargos de alto nível em organizações. E para que isso aconteça, ele deve entender as necessidades atuais da empresa e os objetivos em curto, médio e longo prazo.
Ou seja, o headhunter desempenha um papel fundamental no processo de Executive Search.
Entre as principais responsabilidades e funções de um headhunter no processo de Executive Search podemos mencionar:
O headhunter trabalha em estreita colaboração com o cliente para entender os requisitos do cargo, a cultura da organização e os objetivos estratégicos.
O headhunter faz uma pesquisa ampla para encontrar candidatos qualificados que atendam aos critérios estabelecidos pelo cliente, utilizando várias fontes de pesquisa, como redes profissionais, bancos de dados, contatos pessoais e outras fontes especializadas.
Esse profissional deve avaliar cuidadosamente os candidatos identificados por meio de entrevistas, análise de currículos, referências e outras técnicas de avaliação. Para assim, selecionar os candidatos mais adequados para avançar no processo de seleção.
Selecionados os candidatos, o headhunter entra em contato com cada um deles, apresenta a oportunidade de carreira e avalia seu interesse e disponibilidade.
Dessa maneira, eles dão ênfase aos aspectos positivos do cargo e da empresa para atrair os melhores talentos e convencê-los a participar do processo seletivo.
O headhunter atua como um intermediário entre o cliente e os candidatos, coordenando entrevistas, fornecendo feedback, esclarecendo dúvidas e facilitando a comunicação durante todo o processo de seleção. Sendo assim, ele pode ainda auxiliar na negociação entre a empresa e o candidato escolhido.
A confidencialidade é fundamental no Executive Search. Assim, o headhunter deve agir com discrição para proteger a identidade dos candidatos durante o processo de seleção.
Por fim, os headhunters trabalham também como consultores, fornecendo orientações e insights estratégicos para a empresa.
Afinal, são profissionais com larga experiência e conhecimento do mercado e podem ajudar a moldar a descrição do cargo, bem como identificar tendências.
Portanto, para aproveitar todos os benefícios da metodologia do Executive Search, o caminho mais seguro é buscar uma consultoria especializada e com experiência para conduzir os processos de seleção e recrutamento, como a Divisão RH da Betel!
Atendemos todos os segmentos do mercado, estamos em constante atualização, assim como contamos com os melhores processos para a contratação dos melhores profissionais para a sua empresa.
Ao contar com nossos serviços de Executive Search, você se informará de cada passo e terá conhecimento dos resultados das entrevistas e identificações comportamentais. Ou seja, todo o processo de recrutamento e seleção é transparente, eficiente e imparcial.