Sua empresa faz parte do seleto grupo de organizações que têm a certificação ISO 9001? Se a sua resposta é não, mas você pretende conseguir esse selo, confira nosso conteúdo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!
ISO é a sigla para International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional para Padronização. A ISO possui uma série de regras sobre a padronização de processos, produtos e serviços aplicáveis em empresas de diferentes setores e tamanhos.
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é a instituição que representa a ISO e estabelece uma série de normas técnicas para a padronização de produtos, serviços, processos, bem como outros pontos que permitam comprovar o cumprimento dos requisitos internacionais.
Dessa forma, é capaz de apoiar no alcance de metas e objetivos de uma organização, a ISO 9001 documenta os processos, procedimentos e responsabilidades envolvidos no cumprimento de políticas e parâmetros de qualidade.
Portanto, ISO 9001 define a forma como a organização opera para atender aos requisitos de clientes e partes interessadas com base em oito princípios de gestão da qualidade:
O certificado ISO 9001 vale pelo prazo de três anos e deve ser renovado através de um novo processo de auditoria, chamado de recertificação, no qual são avaliadas as melhorias implementadas no período.
A certificação ISO 9001 é aplicável a empresas de todos os portes e segmentos, assim, desde grandes corporações até PMEs podem buscar alinhar suas práticas internas e obter o selo para o seu negócio.
A certificação ISO 9001 ajuda as organizações a desenvolverem e melhorarem seu desempenho e a demonstrarem altos níveis de qualidade ao oferecer suas propostas de contrato. Sendo assim, a certificação ocorre após a conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001 e permite à organização:
Como resultado, a gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa, reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção.
Com a ISO 9001 as empresas demonstram sua capacidade de fornecer produtos e serviços com governança e compliance, ou seja, que atendam aos requisitos e normas regulatórias e de qualidade.
Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Dessa forma, a certificação multiplica as oportunidades de fechar novos negócios e dá acesso a novos mercados.
Então, por meio da revisão de processos, a organização estabelece controles e elimina suas vulnerabilidades.
No momento em que há aumento da qualidade dos produtos e serviços, decorrentes de processos mais eficientes, a empresa consegue alcançar melhores índices de satisfação dos clientes.
A obtenção da certificação ISO 9001 segue as seguintes etapas:
Análise do nível de maturidade da empresa em relação às exigências para obtenção do selo ISO 9001.
Definição de quais serão as ações que deverão ser tomadas, quais equipes serão responsáveis por elas e qual o cronograma das atividades.
Etapa em que as melhorias são colocadas em prática em prol da qualidade de processos, produtos e serviços.
Auditoria interna
É realizada com o intuito de, principalmente, verificar se os processos estão alinhados às exigências presentes nas normas técnicas para certificação. Desse modo, se forem identificadas falhas, os ajustes necessários deverão ser feitos.
A auditoria oficial realiza a avaliação do processo e dos documentos com os registros, e a empresa recebe, por fim, o certificado ISO 9001, com validade internacional.
Sendo assim, para alcançar a certificação ISO 9001 é preciso planejar e implementar ações que correspondam aos requisitos exigidos para a certificação. Ou seja, as empresas devem se preparar de forma adequada e acompanhadas por profissionais que entendam profundamente do assunto.
Assim, para a empresa que deseja conquistar a certificação pela primeira vez ou obter a recertificação, o suporte de profissionais e consultorias especializadas em ISO 9001 é imprescindível para garantir que todo o processo esteja alinhado. Do contrário, corre-se o risco da empresa desperdiçar tempo e recursos em ações desnecessárias ou equivocadas.
Nosso conteúdo sobre o ISO 9001 foi útil para você? Esperamos que sim! Agora, você pode acessar a LP da Divisão Qualidade da Betel e descobrir como nós, que já somos uma empresa com selo ISO 9001, podemos ajudar a sua organização a também alcançar essa certificação.
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