Sua companhia está em busca de certificações, mas ainda não sabe quais processos seguir para atender às exigências dos órgãos certificadores? Então, este artigo será muito útil para o seu negócio.
As certificações são um diferencial que pode abrir as portas da sua empresa para o mundo e todo o processo pode ser muito mais simples do que você imagina quando se conta com uma consultoria especializada. Entenda.
Os órgãos certificadores são os responsáveis por recomendar o certificado de qualidade, dando direito à empresa auditada e aprovada para usar o logotipo do órgão certificador.
Os órgãos certificadores também realizam auditorias de manutenção nas empresas interessadas na certificação.
Por sua vez, os órgãos certificadores devem passar por auditoria e aprovação dos órgãos acreditadores.
Entre as principais certificações para empresas estão:
A ISO 9001 se refere a regulamentação de sistemas da qualidade de forma a permitir a existência de um modelo de gestão capaz de garantir a uniformidade do produto e que o índice de qualidade desejado seja alcançado em toda a produção, desde o projeto até a entrega do produto ao cliente.
A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, estabelece os requisitos para que as empresas gerenciarem seus produtos e processos para que eles não agridam o meio ambiente, que a comunidade não sofra com os resíduos gerados e que a sociedade seja beneficiada num aspecto amplo.
Esta é a especificação técnica ISO que alinha as normas dos sistemas de qualidade automotiva existentes dentro da indústria automotiva global. Ela estabelece os requisitos de qualidade para projeto, desenvolvimento, produção, instalação e assistência técnica de produtos relacionados à indústria automotiva.
O FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal, em português), é o selo verde mais reconhecido em todo o mundo. Trata-se de um sistema de certificação florestal que identifica, através de sua logomarca, produtos originados do bom manejo florestal e, assim, orienta o consumidor em suas decisões de compra.
Uma certificação funciona como um reconhecimento, conferido por uma organização independente e habilitada. Durante o processo serão avaliados os requisitos técnicos de determinados processos, produtos ou ações. E para que a jornada se inicie é imprescindível que a empresa possua um CNPJ, cumpra a legislação pertinente ao seu negócio e contrate um órgão de certificação.
Para que os órgãos certificadores concedam um selo para a sua empresa é preciso atender às exigências de cada norma durante o processo de auditoria. E, para que isso aconteça, podem ser necessárias uma série de adequações e a eliminação de não-conformidades em diferentes processos da empresa, o que pode ser bastante trabalhoso.
Por isso, o ideal é contar com ajuda externa e focar em uma certificação por vez. Escolha aquela que é mais estratégica para a empresa, identifique as áreas que precisam de melhoria e mãos à obra.
Se você se animou e quer conseguir certificações para a sua companhia, é bom contar com a quem entende do assunto e tem experiência na área, como a Betel Serviços.
Nós podemos te ajudar a fazer parte do seleto grupo de empresas certificadas. Temos expertise técnica para fazer com que seu negócio ganhe espaço no mercado e cresça de forma sustentável. Entre em contato com a divisão de Qualidade da Betel e conheça nossos serviços.