Considerada uma das áreas essenciais em nossa sociedade, a Gestão de Saúde e RH é percebida como a engrenagem, que faz com que tudo ao seu redor funcione ou até mesmo desande.
Visando o aprimoramento e otimização dessa relação, muitas instituições se inclinam para oferecer benefícios aos seus colaboradores, fazendo com que o RH se torne um forte aliado da área da saúde.
Para entender como o setor de Recursos Humanos desempenha papel fundamental no que tange à saúde e como é possível desenvolver essa área tão importante, leia agora nosso artigo.
A relação entre a gestão de saúde e o RH possui a finalidade de facilitar as relações entre os funcionários e o empregador, constituindo basicamente, um sistema de ganha-ganha, no qual o investimento efetuado pelas empresas promove, sustenta e reforça uma cadeia sustentável.
Não dá para negar o fato de que estamos imersos em uma era de humanização dos processos, onde campanhas sobre educação em saúde e qualidade de vida do colaborador se tornaram tão regulares quanto às obrigatórias. Logo, os gestores anseiam por facilidade nos processos, aceleração nas solicitações dos serviços médicos e demais demandas referentes à saúde e bem-estar de um funcionário – nas áreas física, emocional, social e jurídica – a fim de que o colaborador obtenha sua assistência em saúde e continue gerando a produtividade que dele é esperada.
O processo de gerenciamento da saúde por parte do RH deve considerar uma análise descritiva dos colaboradores, executando um mapeamento de toda a população da empresa. Cada colaborador carrega consigo um histórico familiar, manias, vícios, hábitos, etc. Utilizar dados para esse levantamento permitirá ao RH tomar decisões muito mais assertivas para todos.
Após o levantamento e análise de dados é necessário fomentar uma educação focada na saúde e conscientização dos colaboradores. As mudanças de hábitos nocivos à saúde do funcionário, tanto no ambiente de trabalho quanto fora, desfrutando de sua vida privada pode ser transformada por meio da criação de uma cultura de prevenção e estimulação de hábitos saudáveis. Isso também facilita que o empregador avalie a melhor opção de convênio de saúde para seu empregado.
Dar feedbacks é prática comum do setor de RH, mas receber feedbacks dos colaboradores em relação à gestão de saúde otimizará e muito todo o processo mencionado acima, por parte dos Recursos Humanos.
Observar as práticas ou campanhas que possuem maior adesão, acompanhar de perto os resultados, disponibilizar um canal de interação com o funcionário, seja via questionário ao final de um workshop, algum espaço de comentário no aplicativo da empresa ou uma enquete na intranet. Estas são algumas ferramentas que ajudam a mensurar índices necessários para manter ou descontinuar ações relativas à gestão de saúde nas empresas. É importante salientar que a prevenção de doenças e a promoção da saúde são partes essenciais de todo o processo de gestão e a garantia de sucesso nessa relação possui um objetivo final: a saúde de todos – empresa e colaboradores.
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