Em geral, a campanha principal do Maio Amarelo tem como objetivo fazer com que as pessoas voltem seu olhar para a responsabilidade de cada um. Pedestres ou condutores, todos precisam agir com responsabilidade no trânsito.
Dito isto, é necessário deixar claro que essa preocupação não deve ser apenas sazonal, mas contínua e perene, durante o ano inteiro. Promover segurança e bem-estar social tem que ser uma bandeira erguida todos os meses.
Direção defensiva e condução empática são valores trabalhados nas aulas de quem pleiteia obter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) , contudo, tais valores devem permanecer na mira de quem já é habilitado há pouco ou muito tempo.
Como ponto de atenção ainda nos primeiros meses de cada ano, temos esta temática do trânsito, que ganha ainda mais força no mês de maio, e, conta com o apoio não apenas social, mas de empresas privadas, organizações não governamentais e do próprio Governo.
Desta forma, o RH não pode perder de vista esse movimento. Enfatizar o quanto nosso país se destaca negativamente em rankings na América Latina, por exemplo, já é um “gancho perfeito”.
Em 2021, o Brasil ocupava o 5º lugar na lista de países com mais mortes no trânsito, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitas empresas atuam diretamente no trânsito, e, isso torna quase obrigatória a ênfase na conscientização da segurança no trânsito, por se tratar de uma questão de sobrevivência do ecossistema da empresa.
O assunto é tão sério que mesmo com o isolamento social, causado pela pandemia da Covid-19, mais de 35 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito, em 2020.
Neste sentido, algumas intervenções podem ser feitas pelo setor de RH:
O senso de comunidade nasce, principalmente, através da mensagem e dos símbolos. Portanto, criar uma identidade visual da campanha oficial do Maio Amarelo, inserindo-a em materiais gráficos de sua empresa, dispondo em todas as áreas comuns da empresa, onde seja possível gerar interação e discussão a respeito do material produzido, é sem dúvida um dos modos de promover essa ação. Faça uso de camisetas amarelas, espalhe laços amarelos e distribua-os para serem colocados nas roupas, bolsas, mochilas ou até mesmo nos veículos dos colaboradores.
De forma estratégica, o setor de RH deve se antecipar às datas comemorativas e campanhas sazonais. Sendo assim, com antecedência o RH solicitaria fotos dos colaboradores com seus entes queridos e amigos, e, no momento oportuno, criaria uma espécie de mural ou totem de fotos, em local de grande e comum circulação.
Neste mural, deve haver uma espécie de varal de fotos dos colaboradores com seus familiares e amigos, com frases que contenham gatilhos emocionais, com mensagem de impacto, do tipo: “Alguém que te ama, continua esperando você voltar para o jantar ou para o próximo Happy Hour. Dirija com segurança! Tenha atenção no trânsito!”
Uma campanha que pode estar atrelada ao Maio Amarelo e que nunca sairá de moda é a de doação de sangue. Diversos acidentes causados no trânsito, levam o indivíduo a precisar de sangue, e, isso por si só já é um motivo e tanto para unir o útil ao agradável, na verdade, desejável.
Incentivar esse tipo de boa ação entre os colaboradores é sempre uma boa dica.
Utilize um dos meios pelos quais a maioria dos colaboradores se comunica, enviando uma mensagem de atenção, inicialmente, criando assim um suspense a respeito de uma possível reunião ou comunicado geral da empresa.
Passadas algumas horas, o RH pode utilizar um momento comum (entrada, almoço ou intervalo) para divulgar um lembrete das principais regras a serem seguidas e verificadas para manutenção da segurança no trânsito. Caso a empresa seja de transporte, pode por exemplo, utilizar no checklist a conferência de itens básicos, como:
Há também uma série de dados e materiais no site do “Maio Amarelo” que podem ajudar na criação de material, por parte do RH da sua empresa.
Você já trabalhou essa temática na sua empresa? Para mais dicas, acompanhe a Betel também no Instagram. Esperamos ver você por lá!