Mais do que apenas um produto, o que os consumidores desejam hoje é se relacionarem com empresas que adotam as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, que compõem a sigla em inglês ESG.
Para se ter uma ideia, pesquisa realizada pela Union+Webster mostra que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis e 70% não se importam em pagar a mais por isso. Interessante, não?
Justamente por isso, sua empresa deve estar preparada para essa nova agenda. E se você quer saber como fazer isso, não deixe de conferir este nosso novo conteúdo. Boa leitura e bons negócios!
ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social and Corporate Governance”, que em português se traduz por Governança Ambiental, Social e Corporativa, e se refere à adoção de critérios ambientais, sociais e de governança.
Ele serve para medir a consciência das empresas em relação ao seu comportamento diante de aspectos sociais, ambientais e de governança. Sendo assim, ele é utilizado como indicador de resultados para mensurar o valor da empresa e o impacto das suas ações.
Agora, vamos entender o que cada tema da sigla significa na prática.
A empresa deve contribuir com a redução dos impactos ambientais e deve se preocupar com questões como aquecimento global, emissão de carbono, poluição e etc.
Se refere a boas práticas sociais, ou seja, aquelas que reconhecem seus colaboradores, desenvolve pessoas, oferece melhorias na qualidade de vida, equidade de oportunidades, auxílios, benefícios, promove diversidade e incentiva o trabalho voluntário.
Trata-se de como a companhia adota práticas de gestão corporativa e governança. Lembrando que a governança corporativa é de extrema importância para o bom funcionamento das atividades da empresa, sendo responsável pelo seu código de conduta, compliance, diversidade, ética e transparência no conselho administrativo ou em outros órgãos corporativos.
O ESG se tornou importante para as empresas principalmente nos últimos anos, quando comprometimento ético e a inclusão social se tornaram uma discussão ainda mais relevante.
E os consumidores sabem muito bem diferenciar as empresas que tentam lucrar com práticas sociais temporárias ou falsas. As pessoas querem realmente confiar nas marcas e com todas as informações disponíveis nas redes, fica fácil desmascarar as empresas que não praticam o que pregam.
No mais, o ESG se tornou um critério essencial para a tomada de decisão dos investidores. Ou seja, ele faz parte da lista de fatores considerados para avaliar empresas nas análises de risco de investimento.
Veja agora quais são os passos principais para garantir que sua empresa esteja em dia com a agenda ESG:
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são um conjunto de metas que visam alcançar um mundo mais sustentável e fazem parte da Agenda 2030.
São 17 pontos que as empresas precisam trabalhar nas suas estratégias, com destaque para:
Erradicação da pobreza;
Fome zero e agricultura sustentável;
Saúde e bem-estar;
Educação de qualidade;
Igualdade de gênero;
Energia limpa e acessível;
Ação contra a mudança global do clima.
Entre os objetivos do ODS, cada empresa deve identificar aqueles que fazem sentido para o negócio e analisar os impactos negativos e positivos das suas operações.
Dessa forma, as empresas conseguem priorizar as áreas de maior impacto nas suas ações de ESG.
Para acompanhar as ações de implementação do ESG, é importante definir metas e incluir indicadores para avaliar com mais facilidade a evolução.
Dessa forma, o trabalho vai incluir parâmetros objetivos e compatíveis com a estratégia do seu negócio.
Com a análise teórica concluída, é hora de colocar o ESG em prática no trabalho diário dos profissionais da empresa.
Explique os objetivos e o motivo pelo qual a empresa está empenhada nesses focos e busque parcerias com outras organizações dedicadas aos ODS para disseminar esses valores na empresa.
Acompanhe os indicadores e divulgue os resultados para a equipe ver os progressos conquistados. Com isso você mantém sua equipe sempre motivada e pronta para encarar os próximos desafios.
Os dados sobre as metas de ODS podem estar nos relatórios internos da empresa e também nos relatórios para investidores, reforçando a evolução da empresa com o ESG.
Entre os inúmeros benefícios das estratégias de ESG para as empresas podemos citar:
Melhora o desempenho financeiro;
Aumenta a confiança do investidor;
Garante a fidelidade do consumidor;
Fortalece imagem positiva da empresa perante consumidores e investidores;
Amplia retenção e satisfação de talentos;
Reduz custos e desperdícios;
Assegura transparência;
Mitiga riscos.
Gostou de saber mais sobre ESG? Então que tal acessar a página da divisão de qualidade da Betel? Temos muitas informações relevantes que podem ajudar sua empresa a crescer ainda mais.