Mais do que acompanhar tendências de mercado, serviços e produtos de qualidade, é preciso atenção quanto a certificações e selos que possam comprovar o posicionamento da empresa quanto a determinadas causas, como a responsabilidade ambiental.
Para entender a real importância do selo FSC® e o quanto ele pode elevar o desempenho dos seus projetos, preparamos um conteúdo completo sobre essa certificação. Continue lendo para saber como conquistá-la!
FSC é a sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal (Forest Stewardship Council), um sistema de certificação florestal internacionalmente reconhecido e respeitado. E o selo FSC® é o instrumento de controle da produção florestal usado por esse sistema, uma certificação que comprova a correção na conduta de uma empresa que usa madeira e outras matérias-primas extraídas das florestas.
Negócios com certificação FSC® mostram ao mercado que fazem manejo florestal dentro dos regulamentos e leis vigentes, dando maior transparência econômica, social e ambiental para seus parceiros comerciais e consumidores.
Segundo a definição do FSC, o manejo florestal responsável é aquele que segue uma série de princípios pré-estabelecidos a fim de respeitar o ciclo natural da floresta.
O manejo florestal responsável utiliza mecanismos que permitem a sustentabilidade do ecossistema nativo e causam o menor impacto possível ao meio ambiente.
Muito além de evidenciar a prática de processos sustentáveis e o uso mais consciente dos recursos naturais, ter uma certificação florestal, como o selo FSC®, melhora a imagem da empresa no mercado, ajudando na conquista de mais clientes e na atração de novos investimentos.
O FSC possui três diferentes tipos de certificados, sendo eles o de Manejo Florestal (FM), Cadeia de Custódia (CoC) e Madeira Controlada (CW). Saiba um pouco sobre cada um deles:
Certificação que garante que houve manipulação da floresta de maneira responsável, seguindo os princípios e critérios estabelecidos pelo FSC.
Certificação que garante a rastreabilidade da matéria-prima desde a produção até a chegada ao consumidor final.
Certificação que garante que as empresas com selo FSC® não fazem uso de produtos de origem inaceitável pelos padrões do FSC.
O sistema de certificação FSC é aberto para empresas e comunidades que estejam interessadas em aplicar o manejo florestal responsável. Por isso, qualquer organização que tenha suas operações ligadas ao manejo florestal ou a produtos florestais pode solicitar o selo FSC®.
Como o FSC não realiza auditorias para o processo de certificação em si, é fundamental a adoção de uma série de requisitos para que o selo FSC® seja obtido através de uma certificadora credenciada.
Para o processo de certificação, a empresa precisará passar por cinco etapas:
Contato inicial: a empresa interessada entra em contato com a empresa certificadora mostrando interesse no selo FSC®.
Avaliação: a empresa certificadora analisa o manejo florestal e eventuais documentações para comprovar se a solicitante está dentro dos princípios e critérios do FSC.
Adequação: caso algumas operações estejam fora dos requisitos, a solicitante tem um período para adequar a operação florestal.
Certificação da operação: após auditoria e aprovação, a certificadora compartilha um resumo público do manejo florestal.
Monitoramento anual: ao menos uma vez por ano haverá monitoração da operação florestal para manutenção do selo.
A certificação FSC traz diversos benefícios para a empresa que a conquista, os principais deles são:
Mas como encontrar uma certificadora, viabilizar o processo de certificação, garantir o selo FSC® e usufruir dessas vantagens? A Betel pode ajudar o seu negócio! A Divisão Qualidade da Betel tem como propósito fornecer serviços de consultoria e auditoria com base nas mais diversas normas de sistema de gestão, e a FSC está entre elas.
Acesse a Divisão Qualidade da Betel e veja como levamos você a conquistar o selo FSC®.