Se você já está cansado de selecionar profissionais que não se encaixam na empresa e logo são demitidos, não precisa se preocupar. Neste artigo, reunimos dicas de como reduzir turnover na sua empresa. Continue a leitura e confira!
Turnover é uma expressão em inglês que, no mundo corporativo, dá nome ao índice que mede a rotatividade de colaboradores de uma empresa. Ele é considerado um dos mais importantes indicadores de desempenho das companhias e serve para entender como estão as demissões.
Uma certa rotatividade de colaboradores é até bem-vinda, pois traz novos talentos e pontos de vista para a empresa. Porém, quando elevada, a rotatividade pode impactar negativamente a empresa, uma vez que tem como consequência gastos com as rescisões contratuais e com as novas contratações.
E não é só isso, há ainda a necessidade de treinamento e a queda da produtividade e do rendimento, que também precisam ser considerados quando existe uma troca constante de colaboradores.
Se os impactos negativos do turnover podem ser sentidos no caixa e na imagem da empresa, quando se sabe como reduzir turnover, surgem algumas vantagens, como:
A fórmula para calcular o índice de rotatividade é bastante simples: divida o número de colaboradores que saíram da empresa pelo total de colaboradores do mesmo período e multiplique por 100.
Considere, por exemplo, que se em um ano a sua empresa empregou 600 colaboradores e teve 60 desligamentos, a rotatividade foi de 10%:
>>>>> 600/ 60 = 0,1 x 100 = 10.
Em geral, especialistas costumam dizer que o percentual ideal deve girar em torno de 5%. Ou seja, no caso do nosso exemplo, a empresa precisará adotar algumas estratégias para diminuir a rotatividade de colaboradores.
Um dos principais sinais de que é preciso reduzir o turnover na sua empresa é a rotação intensa durante o período de experiência.
Motivos que fazem colaboradores pedirem demissão ainda na fase de experiência
Se as demissões ocorrem durante o período de experiência, ou seja, durante os três primeiros meses do colaborador na empresa, é porque está havendo falhas no processo seletivo. Para reduzir o turnover nessa etapa, você precisa de um processo seletivo mais cuidadoso e detalhado.
Já se as demissões ou pedidos de demissão acontecem no decorrer do contrato de trabalho, após o período de experiência, elas podem ter como origem outros problemas, como um treinamento inadequado, um clima organizacional ruim ou um plano de carreira insatisfatório.
E como reduzir turnover? Bem, aqui estão seis dicas fáceis de serem colocadas em prática na sua empresa.
A dica de ouro para evitar o turnover é: faça um processo seletivo apurado, dedicado e muito bem planejado. Para isso, é preciso implementar uma fase de “definição de perfil desejado para vaga”. Nela, além de descrever as atividades da função, são descritas as características pessoais que os candidatos devem possuir, como ser dinâmico, proativo, desinibido, detalhista etc.
Se você fizer um processo seletivo ansioso e apressado para preencher suas vagas, é certo que, em pouco tempo, terá que procurar, novamente, outro candidato para a sua vaga.
Reserve um tempo para conhecer o candidato e verificar se os valores dele batem com os valores do seu negócio. Para isso, é preciso fazer avaliações psicológicas e testes de personalidade para conhecer o perfil comportamental do profissional e identificar se ele está alinhado com a cultura da sua empresa.
Na maioria das vezes, na hora da entrevista, os contratantes dão muito crédito e atenção às competências, conhecimento técnico e certificados presentes no currículo. Então, você contrata um profissional com um currículo extenso, comunicativo e cheio de boas intenções. Mas o sonho e os objetivos dele não têm nada a ver com a posição a ser executada e com a missão do seu negócio.
Dessa forma, é feita uma escolha equivocada e, nesses casos, é previsível que o profissional fique pouco tempo com você.
Um ambiente de trabalho agradável não se faz apenas com gratificação financeira e elogios. É preciso que sua empresa seja um local confortável e propício para as interações sociais. Um lugar onde os colaboradores tenham prazer em permanecer e trabalhar.
E para que isso aconteça, deve-se:
A comunicação entre empresa e colaborador não pode ser deixada de lado e os feedbacks para os profissionais devem ser frequentes.
Com isso, as relações ficam mais transparentes e é possível firmar acordos com o colaborador para definir metas individuais de crescimento e como ele poderá contribuir para a reversão de resultados ruins.
Muito mais do que olhar números de entrada e saída de profissionais, quando se mantém uma cultura de feedbacks, você consegue ver com clareza quais são os motivos da alta rotatividade, bem como o que pode ser feito para melhorar os resultados.
Quando um novo colaborador inicia suas atividades em uma empresa nada pode deixá-lo mais animado do que saber que lá ele terá uma grande chance para o seu futuro profissional. Dessa forma, ele passa a executar suas tarefas com mais afinco e deixa de procurar outras oportunidades de trabalho, pois sabe que na sua empresa ele será bem recompensado.
Quando se tem planos de carreira bem estabelecidos, você cria um ambiente desafiador, que motiva os colaboradores a crescerem junto com a empresa.
Quem faz um bom trabalho precisa ser reconhecido. Assim, quando não existe esse retorno, o colaborador fica frustrado, desmotivado e passa a procurar outras empresas que possam reconhecer os seus talentos.
Por isso, é tão importante que existam políticas de feedback ou sistemas de recompensas. Um simples elogio pode fazer toda a diferença, mas se você considera o índice de turnover da sua empresa muito elevado, talvez você precise ir além e oferecer bonificações e outros benefícios.
A capacitação dos colaboradores é uma forma de potencializar a qualidade dos produtos desenvolvidos e serviços prestados pela empresa, trazendo melhores resultados para a empresa como um todo.
Por outro lado, quando um profissional percebe que a empresa está disposta a investir em seu treinamento e capacitação, ele se sente motivado e passa a ver vantagens em continuar trabalhando para a companhia.
Esperamos que este conteúdo sobre como reduzir turnover tenha sido bem útil para você. E se a sua empresa está precisando de ajuda para diminuir as taxas de rotatividade de colaboradores, fale com a Divisão RH da Betel: nós somos especialistas em otimizar processo de recrutamento e seleção e outros pontos que influenciam diretamente na retenção dos profissionais.