Se você já está cansado de selecionar funcionários que não dão certo e, logo são demitidos, não precisa se preocupar. Criamos este artigo, especialmente, para dar para você algumas formas de reduzir o turnover da tua empresa.
Continue lendo e confira!
Por qual motivo as pessoas podem ser mandadas embora? Primeiramente vamos falar do período de experiência, durante os três primeiros meses. Se há alguma demissão dentro desse ciclo, é porque houve uma falha no processo seletivo.
Então, para reduzir o turnover nessa etapa, você precisa cuidar mais do processo seletivo. Sendo assim eu te pergunto: você, que é líder, está participando ativamente do processo seletivo?
Você está conhecendo as pessoas que vão fazer parte da tua equipe? Você entrevista pessoalmente ou terceiriza essa função?
Afinal de contas preciso definir claramente as demandas que o trabalho exige e as metas que a pessoa precisa cumprir, para começar a, a partir daí, cobrar resultados e estabelecer vínculos empregatícios mais duradouros.
Então, reserve um tempo para conhecer o candidato e verificar se os valores dele batem com os valores do teu negócio. Analise também o seu comportamento, primeiramente porque você é quem mostra como a empresa deve andar, em segundo lugar porque ele influencia diretamente nas respostas dos entrevistados.
Na maioria das vezes, na hora da entrevista, os contratantes dão muito crédito e atenção às competências, conhecimento técnico e certificados presentes no currículo.
Então, você contrata uma pessoa com um currículo extenso, comunicativa e cheia de boas intenções. Mas o sonho dela não tem nada a ver com o serviço a ser executado e com a missão da empresa.
Dessa forma, é escolhida a pessoa equivocada, apenas porque ela não tem ligação de alma com os propósitos da empresa. Nesses casos, é previsível que essa pessoa fique pouco tempo com você.
A dica de ouro para evitar o turnover é: faça um processo seletivo apurado, dedicado e muito bem planejado. Defina o tipo de pessoa que adoraria realizar o trabalho que a tua empresa está demandando.
Primeiramente veja se o que as pessoas têm é uma ambição ou uma busca para resolver um problema financeiro atual.
Se você faz um processo seletivo ansioso e apressado para preencher suas vagas, é certo que, em pouco tempo, terá que procurar, novamente, outro candidato para a sua vaga.
Além disso, se você demite funcionários nos períodos que vão de três meses há um ano, é porque houve falhas na gestão. Faltou acompanhamento, gerenciamento, preparação e treinamento.
Porque se um funcionário passou do período de treinamento, é porque possuía as habilidades e o potencial necessários para trabalhar na tua empresa.
Se depois disso, ela começou a dar prejuízos, é porque não recebeu o amparo necessário para trabalhar e continuar aprendendo e aperfeiçoando a sua técnica.
Se você já vem enfrentando o gasto de recursos, tempo e energia em seleções e recrutamentos de candidatos que não funcionam, não se preocupe. A Betel é especialista em RH e pode te guiar nesse processo, sendo assim basta entrar em contato.
Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe-o também com os seus amigos.
É bom tê-lo por aqui e você pode contar sempre sempre com a Betel Serviços, sua empresa de recursos humanos, especializada em contratos de temporários, seleção e recrutamentos, terceirização, planos de carreira e pesquisa salarial.
Grande abraço e até breve!