Empresas / 25 de junho de 2020

Tópicos do tabu: perguntas para não fazer em entrevistas

Não sei como é a sua rotina de contratação na empresa. Mas não é porque você irá oferecer um emprego que automaticamente já ganha direitos de fazer qualquer tipo de seleção. O que antes era um pouco ignorado, hoje possui leis que regulamentam perguntas ilegais em entrevistas.

Para alguns pode parecer algo a ser ignorado, entretanto há possibilidades de aberturas de processos contra a empresa. Sendo assim é importante que você evite fazer alguns questionamentos que podem ser considerados ofensivos e preconceituosos.

Por isso é tão importante que você tenha uma empresa que ajude você na hora da contratação. Então vou listar agora alguns dos limites que você não pode cruzar. Mas se você quer mesmo ficar livre de correr este risco, clique aqui e deixe que a gente te orienta.  

Perguntas ilegais em entrevistas de emprego

Perguntas ilegais em entrevistas nem sempre aparecem por algum motivos de preconceito ou qualquer outro que venha a causar um processo. Então é bom ter em mente que o contexto é considerado na hora do julgamento. Ainda o melhor mesmo é se afastar para não correr riscos de manchar o nome da empresa e acarretar ônus desnecessários.  

Perguntas ilegais em entrevistas - Evite que o contexto te deixe em uma situação ruim
Perguntas ilegais em entrevistas – Evite que o contexto te deixe em uma situação ruim

1 – Perguntar se a pessoa já foi presa

Primeiramente vamos falar sobre um terreno bastante complicado nos dias de hoje. Muitas pessoas ficam receosas de contratar alguém já foi alguma vez encarcerado. Mas isso não permite que você pergunte sobre este tipo de fato.

Agora, a lei permite que você pergunte se a pessoa já foi condenada por algum crime. Parece a mesma coisa, mas não é. O fato que se deve considerar é que você só pode excluir o candidato por motivo de crime se ele for relacionado à ocupação.

 

2 – Perguntar se a pessoa utiliza alguma droga (Lícita ou Ilícita)

Embora você possa exigir um exame toxicológico, perguntar se a pessoa já consumiu uma droga é realmente um problema. Além de ser proibido você também vai encontrar alguma alegação de preconceito, principalmente se a pessoa estiver tentando se livrar de algum vício.

Drogas ilegais, porém, podem ser questionadas sobre o uso nos últimos 6 meses.  

3 – Perguntar se a pessoa é casada

Há vários problemas nesta pergunta que parece bastante inocente. Primeiramente você encontra a possibilidade de se considerar a pergunta como um assédio. Além disso revelar o estado civil não é obrigação do entrevistado, principalmente por acabar revelando sua orientação sexual.  

4 – Perguntar sobre a nacionalidade

Este tipo de pergunta pode ser considerado um tratamento xenofóbico. E se acaso a pessoa não seja contratada as coisas podem rumar para este lado, mesmo que os motivos tenham sido outros. Então é importante notar que no máximo você deve fazer uma pergunta para saber se a pessoa está legalmente habilitada para trabalhar naquele pais.  

Escolha um serviço profissional de recrutamento e seleção
Escolha um serviço profissional de recrutamento e seleção

Conclusão sobre

Há ainda muitas perguntas que podem em vários contextos ser consideradas ilegais, mas fica um texto longo demais sobre o assunto. Como eu disse ali no início, o melhor mesmo é contratar um serviço especializado para evitar perguntas ilegais em entrevistas.

Além desta segurança você garante que todo o processo será bem orquestrado. Evitando que pessoas menos qualificadas sejam contratadas. O que no futuro te rende funcionários melhores e ainda uma rotatividade bem menor.  


Então se precisar da nossa ajuda é só clicar aqui.

Muito sucesso para você.

Artigos relacionados

(11) 4901-2133